Assistência Social – Brincar e aprender com a comunidade

A localidade de Arroio Bonito recebeu neste sábado, a exposição Itinerante ‘’Um Mundo Sem Trabalho Infantil’’, juntamente com o Projeto Brincando e Aprendendo. Foi um dia muito divertido para toda a família (crianças, jovens e adultos).

No período da manhã realizamos palestras educativas sobre o trabalho infantil, os malefícios, as repercussões a saúde e educação durante todas as fases da vida.

A estagiara de Serviço Social, Quelrem Baggio, relatou sobre a luta contra a exploração sexual e o trabalho infantil. Sendo necessário compreender quando começou e os agravamentos no decorrer dos anos. Abordou sobre os  meios de proteção, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), onde foi uma grande conquista. Cabendo a nós agora executar o que determina a Política de Garantia de Direitos.

O Biomédico Renilson Barbosa Silva, especialista em Analises Clínicas, Estética e Perícia Criminal, abordou sobre gravidez na adolescência, prevenção e cuidados com DST´s (doenças sexualmente transmissíveis). Falou da importância da prevenção destas doenças e os cuidados que se deve ter com uma gravidez na adolescência e a importância do uso do preservativo. Além destes assuntos também foi comentado a respeito dos males a saúde da criança quando ela é submetia a trabalhar em fornos de carvão e outros tipos de trabalhos braçais.

No período da tarde, a assistente social Raquel Sliachticas, realizou os atendimentos da população presente, na qual, identificou que 100% dos encaminhamentos realizados nesta ação, foram todos reflexo do Trabalho Infantil, com gravíssimas repercussões a saúde nos dias atuais.

E durante toda à tarde, as crianças se divertiram com as pinturas de rosto, cama elástica, jogos diversos, foi pura diversão…

As ações estratégicas do programa de erradicação do trabalho infantil (AEPETI), vinculado a Secretaria de Assistência Social, que disponibiliza todos os recursos necessários para a realização das ações, em parceria com a Secretaria de Saúde, Sec. Educação, Sec. Agricultura, Sec. Esportes e Sec. de Indústria e Comércio, estão levando conhecimento, sensibilização, prevenção e muita alegria para as comunidades dos interiores.

 

 

Top