Em Curitiba, Prefeito e secretário de Transportes e Obras reivindicam obras de saneamento básico para Pinhão.

     O prefeito Odir Gotardo acompanhado do secretário de Transportes e Obras, Denílson de Oliveira viajou até a capital do estado na terça-feira-18 de abril, para discutirem ações pontuais e investimentos em rede de esgoto em Pinhão.

     O prefeito tem se dedicado na busca por recursos para atender demandas importantes da comunidade.

    A reivindicação da Administração Municipal é para ampliar a rede coletora de esgoto, pois o número de pessoas atendidas com esse serviço de saneamento básico ainda é muito baixo.  

   O prefeito informou que a falta da rede de esgoto gera muitas reclamações dos moradores, pois o esgoto lançado de forma incorreta resulta em mau cheiro e exposição das pessoas a contágio de doenças.

   Atualmente, o município de Pinhão tem 35% de suas residências ligadas à rede de esgoto da Sanepar. Este índice era pra estar acima dos 50% em 2016, conforme cronograma de obras que não se concretizou.

   Para discutir o assunto, nesta terça-feira (18), o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, acompanhou o prefeito Odir Gotardo, o secretário municipal de Obras e Transportes, Denilson Oliveira, e o vereador Samuel Ribeiro, em audiência com o presidente da Sanepar, Mounir Chawoiche.

   Chawoiche justificou o não cumprimento do cronograma inicial devido a atrasos de repasse de recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Mas garantiu que será retomado. “Vamos fechar um novo cronograma de obras. Primeiro vamos fazer um levantamento técnico das áreas, para saber onde é necessária a construção de elevatórias e onde não é”, afirmou.

   Artagão Júnior pediu agilidade ao trâmite e lembrou que o município fará obras de pavimentação. “Seria importante que as obras da Sanepar fossem realizadas antes da urbanização pela qual Pinhão vai passar”, frisou.

    Além da rede de esgoto, o presidente Chawoiche garantiu o atendimento da demanda pela ampliação do abastecimento de água na sede e no distrito de Faxinal do Céu.

    Pinhão ainda tem assegurados R$ 5,9 milhões para obras de ampliação do sistema, compreendendo a construção de uma barragem de nível na captação do Rio Tapera, duas elevatórias de água e 3,4 metros de adutoras. A estação de tratamento também receberá melhorias e será ampliada. Estes investimentos fazem parte do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades. 

Fotos: Assessoria de Imprensa da SEJU.

Top