Município realiza II Fórum dos Direitos da Pessoas com Deficiência

Na manhã desta quarta-feira do dia 03/07, foi realizado nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Fórum teve como objetivo tornar claras as dificuldades encontradas pelas pessoas que possuem alguma necessidade especial, seja visual, auditiva, mental ou física, não como impedimento para a convivência na sociedade, mas como ferramenta para a busca de soluções.

Muitos foram os relatos feitos sobre o tema, especialmente a respeito das dificuldades enfrentadas pelos surdos, na questão de comunicação,  quando necessitam de atendimento médico ou mesmo na ocasião de reunião na escola dos filhos. Estas questões foram explanadas pelo Ricardo, surdo, esposa e filho também surdos, em situações em que necessitam tratar a saúde deles ou do filho. Já a participando da Associação dos Surdos, Silvana, surda, esposo surdo e filho ouvinte, falou sobre os conflitos enfrentados pelo filho, na escola por ter pais surdos, (vídeo)

o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com tema “Respeito pela diferença e aceitação da deficiência como parte da diversidade e da condição humana”, elencou indagações que  trouxeram um questionamentos a respeito do quão somos diferentes um do outro e ao mesmo tempo temos tantas coisas em comum. Isso foi enfatizado pela Secretária de Educação que leu um poema de Mário Quintana, com o tema Deficiências.

 

 

Top