Pinhão – Ações da prefeitura mudam a realidade ambiental e Associação Mãos Amigas amplia de 13 para 27 o número de trabalhadores na reciclagem

De um passado problemático para um presente próspero. Essa é a realidade da área ambiental do município de Pinhão, e consequentemente dos trabalhadores que atuam com materiais recicláveis, resultado de várias ações implantadas pela Administração Municipal a partir do ano de 2017.

Coleta Seletiva

O serviço de Coleta Seletiva foi implantado pela Administração Municipal no ano de 2017 com a efetivação das rotas de coleta, capacitação do trabalhadores da reciclagem e construção da Unidade de Tratamento de Resíduos, área composta por triagem, compostagem e aterro sanitário.

Lixão

O lixão foi desativado pela atual administração no inicio de 2017 e a área que é de manancial, ou seja, de proteção ambiental, foi isolada. O local recebeu lixo por cerca de vinte anos, resultando em uma série de ações judiciais que ainda tramitam contra o Município por danos ao meio ambiente. 

Destino do Lixo hoje

Hoje todo o lixo coletado vai para a UTR – Unidade de Tratamento de Resíduos, local que conta com uma estrutura onde os resíduos passam por uma triagem, gerando o reciclado, o orgânico e o rejeito. Antes uma empresa recebia do Município para levar o lixo para o estado de Santa Catarina.

Bufunfa

A Bufunfa é uma moeda criada pela Administração Municipal para incentivar a reciclagem. Na verdade é a devolução da taxa de lixo para quem efetua a separação corretamente. A Bufunfa e trocada por produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar, que de quinzenal passou a ser semanal, e ainda na Feira da Lua, que ocorre uma vez por mês. A ação, além de melhorar a renda dos produtores feirantes, também ampliou o número de materiais recicláveis destinados para a UTR e ainda coloca alimentos saudáveis na mesa dos pinhãoenses.

Lixosquete

A Lixosquete é uma mistura de Lixo com Basquete. O objetivo é manter a cidade limpa e incentivar as pessoas para que joguem o lixo na lixeira de uma forma divertida, ou seja, arremessando o lixo na cesta e marcando pontos para o meio ambiente. Além de estruturas colocadas em pontos estratégicos da cidade, também são realizadas competições do jogo.

Associação Mãos Amigas

A Associação Mãos Amigas presta serviços ao Município efetuando a triagem de todo o lixo produzido em Pinhão encaminhado para a Unidade de Tratamento de Resíduos. Inicialmente foram oito trabalhadores, depois treze, dezessete, vinte e um e agora vinte e sete.

Para a atual Presidente da Associação Mãos Amigas, Neiva Ribeiro, as condições de trabalho hoje são muito melhores, inclusive sendo um dos maiores empregadores do Município.

“Nós vivemos momentos muito difíceis arrastando begues pela cidade com uma remuneração muito baixa. Hoje, graças ao incentivo da Administração Municipal, nós recebemos um salário muito melhor e ainda com todos os direitos trabalhistas, como por exemplo, décimo terceiro e férias. Além disso, nossa Associação ganhou status de empresa, empregando um número de trabalhadores a exemplo de grandes estabelecimentos comerciais de nossa cidade”.

O Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação avalia que o crescimento da Associação esta ligado a colaboração da comunidade, que aderiu as ações que a Administração colocou em prática

“Nós colocamos em prática uma série de ações que foram reconhecidas por órgãos ambientais. São programas e projetos que ganharam adesão da comunidade e refletem no aumento do numero de materiais recicláveis, diminuição dos rejeitos, geração de renda para os feirantes e triplicando o número de trabalhadores da reciclagem na Associação Mãos Amigas”.

 

Top