Pinhão – Através da BUFUNFA e do programa de coleta seletiva, município se torna referência e recebe diversas visitas

Na sexta-feira, 8 de março de 2019, uma comissão formada por representantes da cidade de São Jorge do Oeste estiveram visitando o município de Pinhão e foram recepcionados pelo prefeito Odir Gotardo e pelo secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel.

Na ocasião eles tiveram a oportunidade de conhecer a BUFUNFA e de acompanhar todo o processo de tratamento de resíduos, desde que o lixo que chega na UTR – Unidade de Tratamento de Resíduos, até o momento em é processado, virando material reciclável, composto ou rejeito.

“A destinação do lixo é uma preocupação para todas as cidades e uma grande dificuldade e o exemplo de Pinhão vai contribuir significativamente para o nosso sistema de coleta de seletiva”, disse Alexandro Agostini, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Jorge do Oeste.

“Temos investido em ações e analisado projetos para melhorar a destinação do lixo de nossa cidade, por isso é importante conhecer a experiência positiva do município de Pinhão. Além de oferecer condições para os trabalhadores de recicláveis, nossa meta é tratar o lixo também pensando no social”, destacou o prefeito Gilmar Paixão.

Até o ano de 2016 o município de Pinhão manteve um lixão a céu aberto em uma área de manancial, situação que além de degradar o meio ambiente, também gerou mais trinta autos por infração ambiental.

Já a atual gestão, elencou como uma prioridade a solução dos problemas relacionados ao lixão. O funcionamento da Unidade de Tratamento de Resíduos, composta por triagem, compostagem e aterro sanitário, o convênio firmado com uma associação que possui vinte e um trabalhadores com carteira assinada e salário fixo para realizar a triagem do lixo e a criação da BUFUNFA, que incentiva as pessoas participantes da coleta seletiva, são ações da administração municipal que fazem de Pinhão exemplo de boas práticas para o país.

“A BUFUNFA é uma ferramenta importante neste processo que trata do cuidado com o meio ambiente, mas o principal disso tudo é o fato de que nosso aterro é próprio e licenciado, faz todo o tratamento conforme as normas técnicas exigidas pela Política Nacional de Resíduos e ainda gera emprego e renda para muitas famílias”, disse o secretário Valter Israel.

“Trabalhamos muito para mudar a realidade encontrada quando assumimos a prefeitura e hoje Pinhão se torna referência para a região, para o estado e para o Brasil. Fica para trás um passado de multas e danos ambientais, que agora dá lugar a um presente de respeito, geração de renda e a garantindo assim um bom futuro para os pinhãoenses”, destacou o prefeito Odir Gotardo.

Top