Pinhão – BUFUNFA é destaque em rede nacional de televisão

Referência nos cuidados com o meio ambiente, o município de Pinhão foi destaque no programa Encontro Com Fátima Bernardes da Rede Globo, exibido na manhã de quarta-feira, 06 de março de 2019. A emissora abordou os problemas relacionados o lixo no país e utilizou como exemplo de soluções a BUFUNFA. O casal pinhãoense Laertes Lopes de Jovilde Bellin participaram ao vivo do programa global e falaram sobre a ação da atual administração que incentivas as pessoas que reciclam o lixo.

Histórico Ambiental

Até o final de 2016, o município manteve um lixão a céu aberto em uma área de manancial, situação que durou mais de vinte anos e resultou em diversos autos de infração ambiental com multas, além de danos irreversíveis ao meio ambiente.

“A população paga caro pela falta de empenho das gestões anteriores, isso porque, não deram importância para esse tema e hoje o dinheiro que poderia ser aplicados em outras melhorias para a população, está sendo destinado para o pagamento das várias multas que herdamos”, lamenta o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel.

O grande desafio da atual gestão foi colocar a casa em ordem e neste sentido foi preciso renovar a frota de veículos que estava bastante sucateada, iniciar um cronograma de reformas de escolas, creches e postos de saúde, mas o maior problema a ser enfrentado estava ligado ao meio ambiente. O primeiro passo foi desativar o lixão que já estava interditado e colocar para funcionar a Unidade de Tratamento de Resíduos – UTR, composta com triagem, compostagem e aterro sanitário. Depois disso foi criada a BUFUNFA, estratégia para incentivar a comunidade a separar o lixo, ferramenta que deu certo e hoje é referencia em nível nacional.

“O cenário ambiental no município é totalmente diferente daquele que recebemos quando assumimos a Prefeitura. Deixamos de pagar para uma empresa que levava o lixo daqui para Santa Catarina a um custo altíssimo e estabelecemos um convênio com a Associação Mãos Amigas, a qual faz a triagem de todo o lixo na Unidade de Tratamento de Residuos. São 21 trabalhadores com carteira assinada, salário fixo e insalubridade. Além disso, criamos uma nova fonte de renda para os agricultores, pois a BUFUNFA é uma moeda de circulação exclusiva da Feira da Agricultura Familiar”, explica o prefeito Odir Gotardo.

São centenas de famílias inclusas no Programa Vale Feira, as quais recebem de volta a taxa de lixo paga no IPTU desde 2014 através da BUFUNFA. Para receber a BUFUNFA é necessário estar em dia com o Imposto Territorial Urbano, aderir ao Programa Municipal de Coleta Seletiva e efetuar a separação correta do lixo orgânico; dos recicláveis e dos rejeitos. Com a BUFUNFA, as pessoas realizam suas compras na Feira da Agricultura Familiar de Pinhão.

Reconhecimento

A BUFUNFA vem sendo destaque em vários meios de comunicação e chamando a atenção de diversos municípios que demonstram interesse em conhecer esse projeto.

O reconhecido a nível de região, depois de estado e agora de país, mostra que estamos no caminho certo e serve de motivação para dar sequencia no nosso trabalho. Saímos das paginas policiais e passamos para o classificados, resultado do trabalho sério da atual gestão e do comprometimento da nossa comunidade, pois sem a participação das pessoas a BUFUNFA não teria sentido”.

“Estamos felizes pela repercussão de uma ação que deu certo, mas a alegria é muito maior, pois a comunidade entendeu que precisamos cuidar juntos da nossa cidade e a adesão das pessoas à BUFUNFA é o principal fator que resultou neste reconhecimento nacional” comemora Odir.