Pinhão – Com carteira assinada e renda fixa, casal de catadores pinhãoenses consegue financiamento e compram seu primeiro carro.

O cenário ambiental em Pinhão mudou muito a partir de varias ações da atual gestão, deixando para trás um lixão implantando uma Unidade de Tratamento de Resíduos, que conta com triagem, compostagem e aterro.

Em janeiro de 2018 a Prefeitura de Pinhão formalizou um contrato de prestação de serviços com a Associação de Materiais Recicláveis Mãos Amigas, a qual cuida de toda a triagem e destinação dos resíduos sólidos, orgânicos e rejeitos. Em agosto do mesmo ano, aconteceu assinatura das carteiras de trabalho de 13 trabalhadores.

O registro em carteira possibilitou a realização de um sonho para o casal de catadores de materiais recicláveis Valdinei dos Santos e Eliane Ribeiro dos Santos. Eles conseguiram financiar um carro seminovo.

“Tenho orgulho do meu trabalho”, diz o catador Valdinei dos Santos, de 36 anos, que explica como foi possível realizar o sonho de adquirir o carro novo. “Foi apresentando holerite de pagamento que comprova a renda fixa da família”.

A renda do casal gira em torno de Dois Mil reais e para Eliane a aquisição do carro só foi possível pelo fato de que ela e seu esposo possuem registro em carteira. “Nós não acreditávamos que seria possível, mas graças à carteira assinada conseguimos aprovar o credito e o carro já está na garagem”. Comemora.

O veiculo é um FIAT Palio ano 2010 avaliado em 24 mil reais e foi financiado em 48 parcelas de aproximadamente 800 reais.

“Lembro que recebemos o município com um vergonho lixão a céu aberto, cerca de 30 multas em tramitação e mudamos este cenário implantando o Programa de Coleta Seletiva, oferecendo incentivos para a separação do lixo através da Bufunfa, colocando para funcionar a Unidade de Tratamento de Resíduos, contratamos a Associação Mãos Amigas para prestar este grande serviço à nossa cidade, o qual mantem as ruas limpas e melhora a qualidade vida da população. Estou muito feliz pelo casal que conseguiu realizar este sonho e mais feliz ainda em saber que outros trabalhadores da Associação também estão tendo acesso a melhores condições de vida, isso sem duvidas prova que estamos no caminho certo”, declarou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação Valter Israel.