Pinhão – Começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 23 de abril e segue até 1º de junho. Fazem parte do grupo prioritário da vacina idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com o enfermeiro Samuel Ribeiro, responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde de Pinhão, a vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: a Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Samuel lembra ainda que no dia 12 de maio acontece o dia D de vacinação contra a gripe em todas as unidades do município.

O Secretário de Saúde Beraldo Amaral destaca que no ano passado o município vacinou mais de cinco mil pessoas e imunizou 93,02% do público alvo, superando a meta nacional que era de 90%. “A campanha realizada em 2017 foi um sucesso e neste ano vamos trabalhar para alcança ou superar a meta de imunização contra a gripe”.

Top