Pinhão – Dia “D” da Vacinação contra o Sarampo aconteceu no último sábado

No último sábado, dia 15 de fevereiro, aconteceu o Dia “D” de vacinação contra o Sarampo. Neste dia “D” foram Vacinada 74 pessoas entre 15 e 59 anos, sendo:

15 a 19 anos – 3 pessoas;

20 a 24 anos – 8 pessoas;

25 a 29 anos – 16 pessoas;

30 a 34 anos – 4 pessoas;

35 a 39 anos – 4 pessoas;

40 a 44 anos – 9 pessoas ;

45 a 49 anos – 6 pessoas;

50 a 54 anos – 12 pessoas ;

55 a 59 anos – 12 pessoas.

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

O coordenador  do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Samoel Ribeiro, explica que mesmo as pessoas que não tem a carteira de vacinação devem comparece para tomar a vacina.

“Para o Dia D a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as pessoas até 59 anos compareçam ao setor de vacinação do Posto de Saúde Central para checar seu histórico vacinal e verificar se já tomaram as doses necessárias contra o sarampo. Para tanto, solicita-se levar o Cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação para conferência. Mas aqueles que não têm ou perderam a caderneta também devem comparecer aos postos”.

Devem tomar a vacina as pessoas de 9 meses até 59 anos; pessoas entre 20 e 29 anos, independente de quantas doses já tomaram deverão tomar novamente a vtv.  Entre 1 ano até 19 anos será seletivo, se tiver duas doses não precisa tomar, se tiver uma  dose, toma uma. Já pessoas entre 30 e 59 anos, que tiverem uma dose de vtv, não precisam tomar.  Mas as que não tiverem nenhuma dose, deverão tomar uma dose de vtv. Os profissionais da saúde, deverão ter duas doses, independente da idade. De 6 meses a 19 anos é seletivo, se tiver as duas doses, não precisa tomar.

Top