Pinhão – Merenda escolar de qualidade é garantida na rede municipal de educação.

Oferecer uma merenda escolar de qualidade a todos os alunos da rede municipal de educação é uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Dezesseis escolas sete CMEIs são atendidas e fazem parte do planejamento elaborado por profissionais em nutrição. Um cardápio prévio é elaborado de forma que ele compreenda o uso de alimentos variados, levando em consideração a oferta de uma alimentação diversificada que respeite a produção agrícola local e sua sazonalidade, além da cultura, as tradições e os hábitos alimentares da região.

Diarimante são servidas 5374 refeições para 3639 alunos, dos quais 399 alunos que estudam em tempo integral e recebem 4 refeições por dia. Dos alunos que estudam em tempo parcial 538 recebem 2 refeições diárias e o restante recebe 1 refeição diária.

Toda semana são fornecidos aproximadamente mais de 500 kg de carne, 2 toneladas de  hortifrúti e 230 kg de panificados. A agricultura familiar tem preferência nas entregas fornecendo praticamente 80% dos hortifrúti e panificados, além de produtos como farinha de milho, fubá e polpa de frutas. Também esse ano com o fomento das agroindústrias será possível adquirir, cenoura e beterraba minimamente processadas e embaladas a vácuo, doce de leite e galinha caipira. Até julho foram gastos com produtos da agricultura familiar mais de R$130.000,00, aproximadamente 67% do recurso federal.

Atualmente são percorridos aproximadamente 250 km toda semana para realização das entregas de perecíveis no interior, com caminhão próprio da alimentação escolar.

O setor de alimentação escolar conta com 03 nutricionistas, 01 pessoa responsável por acompanhar o recebimento e distribuição para as escolas, 01 motorista e 01 auxiliar, além das merendeiras e suas ajudantes nas escolas.

A Secretária de Educação do município, Maria Aparecida (Cida), reforça a importância de uma merenda escolar de qualidade e salienta ser este um ponto que tem atenção especial entre os profissionais da educação do município. “Oferecer uma merenda escolar de qualidade é primordial para o aprendizado de nossas crianças e todos os profissionais ligados no preparo dos alimentos sabem disso, o que resulta na satisfação e no bom resultado escolar que temos tido”. Ela ainda lembra a importância das cozinheiras no preparo dos alimentos. “Além de termos alimentos de qualidade diversificados e nutricionistas que nos auxiliam, vale ressaltar o  ótimo trabalho das cozinheiras que preparam todos os alimentos com muito carinho e amor para os nossos alunos”, destacou Cida.

Sabendo desta importância, o Executivo Municipal faz questão de dar atenção a este item garantindo os recursos necessários para a manutenção da qualidade da alimentação das crianças atendidas pela rede municipal de educação. “Uma das medidas que tomamos foi ampliar o volume das compras de produtos da agricultura familiar. Exemplo disso é que em 2016 o município adquiriu R$ 190.000,00 e em 2017,  primeiro ano da nossa administração investimos R$ 285.541, 95 para garantir uma merenda escolar de qualidade” destaca o prefeito Odir Gotardo.