Pinhão – Mesmo com queda de arrecadação município realiza importantes investimentos

A Secretaria Municipal de Administração apresenta um de ações desenvolvidas durante os dois anos da atual gestão. Mesmo com o registro de queda na arrecadação e pagamento de dividas herdadas, foram realizados importantes investimentos.

“Somente em precatórios e ações trabalhistas contra o município até o ano de 2016, são mais de 2 milhões. Já pagamos mais de 150 mil reais em multas relacionadas ao lixão que havia em Pinhão e outras 28 ações ainda tramitam” lamenta o secretário de Finanças Elton Hick Hollen.

Através de convênios, emendas parlamentares e recursos próprios, nos dois anos a administração do prefeito Odir Gotardo, são mais de 60 novas aquisições. São ônibus, máquinas, caminhões, veículos e ambulâncias. Na saúde, por exemplo, 100% da frota foi renovada.

Atualmente sete unidades de saúde passam por reformas, dentre elas, o ESF Vila Caldas e a Clínica de Saúde da Mulher. A Secretaria de Saúde também está construindo um novo prédio para o ESF da comunidade São Cristóvão. O investimento na saúde é superior a 1,4 milhões de reais.

Na educação, além de 07 ônibus novos, 02 deles destinadosra o transporte de universitários, a gestão já realizou a reforma completa do CMEI Tia Clarinha. Há mais de 10 anos as escolas e creches estavam sem alvará de funcionamento, ou seja, irregulares, mas a Secretaria de Educação realizou importantes investimentos e hoje 50% das instituições de ensino. Atualmente a Escola Santa Terezinha passa por revitalização.

Na infraestrutura urbana, a atual administração revitalizou a Praça do Escoteiro e a Praça Darci Brolini, a qual ganhou um novo e moderno parquinho infantil. Também foram pavimentadas com o calçamento as ruas 21 de abril, Abel Ferreira e Antônio Tussolini e, com o asfalto nas ruas Rio de Janeiro e Hipólito Aires de Arruda.

No esporte a infraestrutura passou a contar com a Mini Arena da Praça Darci Brolini, o primeiro campo público com grama sintética da cidade. O ginasinho ganhou um novo e moderno sistema com lâmpadas de LED e a pista do bolão foi totalmente reformada. Na área social está o principal investimento do esporte, que é a escolinha furacão, a qual promove a inclusão de mais de 50 crianças e adolescentes.

O grande investimento da atual gestão está ligado ao meio ambiente, o qual foi muito degradado pelas gestões passadas. Um lixão a céu aberto em uma área de manancial que gerou mais trinta altos de infração contra o município, duas já se tornaram multas. Com trabalho e grandes investimentos, hoje o município possui uma Unidade de Tratamento de Resíduos que emprega 21 trabalhadores. Além disso, a criação da BUFUNFA para incentiva a separação correta do lixo, gerou um grande incremento na renda de diversos produtores rurais, os quais comercializam na Feira da Agricultura Familiar.

Além de incentivar os agricultores aportando com o transporte da produção para quem fornece para a merenda escolar, a administração do prefeito Odir viabilizou a formalização de aproximadamente 30 agroindústrias familiares, algumas inclusive já comercializam nos supermercados locais.

“Poderíamos ter feito muito mais, no entanto nós ainda pagamos dividas herdadas. No bairro São Cristóvão pavimentamos parte da Rua Rio de Janeiro e um das multas que pagamos do lixão daria para pavimentar mais cinco trechos iguais aquele. Somente com esse valor poderíamos reformar três creches da maneira que reformamos o CMEI Tia Clarinha”, explica o secretário de Administração Adilson Santarém.

“Nosso compromisso com a comunidade é muito maior, porém em um cenário em que ainda somos obrigados a pagar por erros cometidos no passado, alguns investimentos ficam comprometidos e infelizmente esse dinheiro sai dos impostos pagos pela população”, lamenta o prefeito Odir Gotardo.