Pinhão – Município recebe ações de sensibilização ambiental.

O município de Pinhão recebeu na quinta-feira, 14 de setembro de 2018, a Itaipu Binacional e a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), para a realização de atividades de sensibilização ambiental, com abrangência técnica, educativa e sociocultural. A iniciativa é do Programa Estadual do Sistema Integrado de Coleta Seletivo (Reciclo), desenvolvido através do Instituto de Águas do Paraná, em parceria com a Itaipu e a UNILIVRE.

Durante o dia as atividades foram voltadas essencialmente a catadores de materiais recicláveis e a quem atua na coleta seletiva. O programa visa aprimorar o conhecimento, os valores e o estilo de vida relacionados à gestão e ao gerenciamento ambientalmente adequado de resíduos sólidos.

Durante a noite, a partir das 19h00, o ginasinho foi palco de um show artístico gratuito para toda a comunidade pinhãoense. O evento abordou a importância da reciclagem nos municípios, destacou o impacto na vida dos catadores, na vida dos munícipes, as melhorias que podem acontecer na vida das pessoas, da comunidade, na contaminação dos rios e mares.

Centenas de pessoas compareceram e aprovaram o evento. O Edílson da Rosa (Xiru) trabalha com artes cênicas e disse que foi uma experiencia única para a comunidade. “De uma maneira muito divertida a peça teatral conscientizou todos que compareceram, ou seja, o recado é cada um precisa fazer a sua parte”.

“O programa de coleta seletiva que implantamos já serve de exemplo para muitas cidades, ou seja, o poder público esta fazendo sua parte, porem temos  uma longa caminhada pela frente e as ações culturais e educacionais deste evento serve como interferência positiva no processo de conscientização das pessoas”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel

“É um espetáculo muito bonito, uma peça com iluminação e apresentação    artística de um nível muito bom e representa muitas das ações que já estamos realizando em nossa cidade”, destacou o prefeito Odir Gotardo.