Pinhão – Nota informativa sobre os fatos causadores de transtornos ocorridos durante os últimos dias quanto a coleta de lixo.

Nota Informativa

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação vem por meio desta informar a população sobre os fatos causadores de transtornos ocorridos durante os últimos dias, no que tange a coleta dos resíduos sólidos urbanos residenciais (lixo) nos limites do Município de Pinhão. Elucidando assim a problemática que desencadeou em uma série de dificuldades, sentidas e observadas pela população pinhãoense, mais especificamente no período que compõe a última semana informa o que segue:

1 – Devido à greve dos caminhoneiros que ocasionou certa escassez na oferta de combustíveis, fomos obrigados a reformular a escala convencional das coletas, objetivando garantir o mínimo de serviço disponível a população e assim não interromper o processo completamente.

2 – Um dos caminhões coletores dos resíduos sólidos urbanos (lixo) precisou ir para a sua revisão periódica, isso que de acordo com as previsões deve se completar até a presente data, podendo então ser utilizado normalmente;

3 – Também sabedores de que ao utilizar equipamentos, corremos riscos de avarias e quebras, o que por nossa infelicidade foi apresentado pelo segundo veiculo disponível para coleta de resíduos sólidos urbanos (lixo). Assim esse equipamento por sua vez veio a apresentar avarias na “mandíbula” (peça que opera diretamente com o material coletado), obrigando mais uma vez que decidíssemos por encaminhar a troca geral do respectivo mecanismo coletor, fato que obrigou-nos a disponibilizar equipamentos alternativos (caminhões caçamba) para que mais uma vez não fosse interrompido o fluxo de coleta objetivando assim a não interrupção mínima dos serviços disponibilizados aos pinhãoenses.

4 – Não obstante por motivos de avarias, o equipamento (caminhão) disponível para coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos recicláveis veio a ter suas atividades paralisadas para eventual concerto, o que mais uma vez trouxe transtornos em relação a coleta, porem encontrasse livre das avarias e disponível para no momento retomar as atividades, devendo estar normalizada a situação nos próximos dias.

5 – Por conta das intempéries climáticas (chuvas fortes) e devido ao grande fluxo de veículos de carga aliado as condições estruturais de viação, um dos veículos (caminhão) por sua vez veio a encalhar em meio a estrada de acesso à UTR (unidade de tratamentos de resíduos sólidos) causando grandes problemas para descarga dos materiais coletados, obrigando-nos a empenhar uma força tarefa para regularização, mesmo que provisoriamente, da situação.

6 – Como se não bastasse, neste período foram constatados dois acidentes de grau leve, porem contribuintes para a ocorrência de atrasos na coleta dos resíduos sólidos urbanos no município, por conta de manuseio de estilhaços de vidros que por sua vez foram misturados junto ao lixo comum e não acondicionadas devidamente com vistas a garantir a integridade física de nossos coletores.

Por fim no sentido de prestar conta dos afazeres desta secretaria e buscando a colaboração dos munícipes em relação a compreensão, afirma-se que a sequencia de fatos imprevisíveis acarretou nos transtornos na coleta dos resíduos sólidos urbanos, tanto geral quanto do recicláveis e desta forma tornar claro para a população que não estamos medindo esforços para sanar a problemática e gradativamente retomar as atividades.

 

Valter Israel da Silva

Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação

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