Pinhão – Nova estação de tratamento de Esgoto de Pinhão já está em fase experimental.

O Município de Pinhão recebeu um investimento de mais de 10 milhões de reais para ampliação da rede e do sistema de tratamento de esgoto.

A população de Pinhão produz diariamente um alto volume de esgoto, ou seja, a água que é proveniente do banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário e outros. Todo esse produto é encaminhado, para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, no bairro São José.

Recentemente, iniciou-se a construção de uma nova ETE com Reatores por batelada sequencial no Nossa Senhora da Glória. Esta unidade acaba de ser concluída e inicia sua fase de teste. Juntamente com esta ETE uma extensão de rede coletora já está em licitação por parte da SANEPAR. Juntas, as obras somam mais de 10 milhões de reais a serem investidos no Município de Pinhão.

O sistema implantado em Pinhão é um sistema de ponta, de alta tecnologia, é o primeiro com Reatores por batelada sequencial do Estado do Paraná. Este equipamento consegue atingir uma eficiência de 95% no tratamento da água.

A turbidez da água lançada no riacho após o tratamento, está em torno de 5,9% enquanto que a do riacho atinge 7, ou seja, o resíduos após tratamento do esgoto está saindo com menor turbidez que a água do riacho.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação “esta obra que está sendo implantada aqui em nosso município tem uma grande importância, isso porque, com a expansão da rede, que se tornará possível a partir desta nova ETE, elevaremos de 38% para cerca de 70% da população com atendimento de rede de esgoto.

Bairros como Nossa Senhora da Gloria, Mazurechen, Lindouro e parte do São Cristóvão deverão ser atendidos por rede de esgoto nos próximos dois ou três anos. Além do mais, somos o primeiro município do Paraná a contar com este moderno sistema de tratamento.”

Top