Pinhão – Prefeitura de Pinhão promove ações alusivas à campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Pinhão, por meio de uma parceria entre as Secretaria Municipais de Saúde e de Assistência Social, esta promovendo diversas ações alusivas ao Novembro Azul, campanha que aborda a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de próstata. O Novembro Azul também intensifica outras ações voltadas a saúde dos homens, como por exemplo, no caso das doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, entre outras.

Com o objetivo de fortalecer a promoção à saúde do homem e alertar sobre a importância de buscar atendimento regular e preventivo, a Secretaria de Saúde amplia a avaliação clínica, a busca ativa e a realização de testes rápidos. Além de intensificar a solicitação do exame de PSA, que auxilia a detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Dentro da programação alusiva ao Novembro Azul, a equipe da Secretaria de Assistência Social realiza orientações sobre saúde mental e boas práticas que resultam em qualidade de vida.

As ações já foram realizadas com os homens do Paço Municipal, das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Viação, de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação e de Agricultura. No interior a campanha já levou orientações para o homens da comunidade São Roque, localidade em que a programação contou com os serviços do AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e com a participação dos comunicadores da Rádio Comunitária Pioneira Fm.