Pinhão – Prefeitura divulga resultado da primeira avaliação municipal de desenvolvimento escolar

A Prefeitura Municipal de Pinhão, por meio da Secretaria de Educação, Divulgam os primeiros resultados das avaliações aplicadas nas escolas. Essa avaliação é própria do município e vem com o objetivo de elencar os indicies e pontuar áreas com dificuldade de desenvolvimento e desempenho de escolas.

O processo envolve uma prova padronizada que assegura a comparabilidade dos resultados da rede municipal no decorrer dos anos. Dessa forma, a avaliação em larga escala busca avaliar de maneira independente e comparável ao longo do tempo, a educação do município de Pinhão.

As provas elaboradas pelo Setor Pedagógico foram aplicadas em todas as escolas municipais da cidade  e do campo nos terceiros e quintos anos, essa escolha foi realizada, pois os primeiros e segundos anos da rede já realizam uma Avaliação Externa pertencente ao Programa Mais Alfabetização (PMALFA).

Avaliação externa é um caminho para a constante reflexão da prática. Diferentemente das avaliações realizadas na escola onde a dinâmica é professor-aluno, ela é independente e avalia de maneira homogênea os alunos de diferentes professores. Sua aplicação, por ser em larga escala, tira do foco da avaliação o aluno e coloca em pauta a turma, a escola, a rede e o município. Com apenas uma única prova é possível aferir inúmeros dados.

A Avaliação do Município foi realizada entre os dias 12 a 30 de novembro para 25 turmas de terceiro ano (431 alunos) e 26 turmas de quinto ano (488 alunos). Foram realizadas duas avaliações, uma da disciplina de matemática e outra de Língua Portuguesa sendo que cada uma possuía 10 questões. Após a aplicação da prova, uma equipe da Secretaria de Educação realizou a correção das provas para posterior tabulação. Os dados foram tabulados individualmente e produziu-se um relatório individual por escola, por série/ano e ainda por questão para que seja maior a visibilidade para a produção de indicadores bem como auxilie na produção dos planos de ação das escolas.

Confira os dados divulgados em planilhas a seguir:

Planilha de Dados