Pinhão – Prefeitura e Conselho da Pessoa com Deficiência lançam campanha para promover acessibilidade

Na manhã desta Quinta-Feira (08) aconteceu em Pinhão uma ação de conscientização e orientação dadas por parte da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação e o Conselho da Pessoa com Deficiência.

O lema da campanha leva como nome o seguinte, SE FALTA ACESSIBILIDADE, O LOCAL ESTÁ DEFICIENTE.

Durante toda a manhã deste dia 08/11, uma equipe do Conselho esteve na Avenida Trifon Hanysz indicando e observando os locais que precisam de mudanças. Um cadeirante e um deficiente visual acompanhou a equipe e mostrou a dificuldade. Além das calçadas e ruas, a equipe visitou também os comércios, e mostrou as dificuldades encontradas.

Inicialmente, as visitas realizadas pela equipe foi de caráter orientativo, ou seja, mostrar o grau de dificuldade que essas pessoas apresentam no dia – a – dia para se locomover nas vias e dentro dos comércios. A recepção dos lojistas foi boa, e todos mostraram-se prontos para auxilar.

Segundo o Secretário  Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel “A ideia é que cada comerciante realize as adaptações necessárias no seu espaço de atendimento interno e também externo, que adapte as calçadas com o espaço e elevações pensadas ao cadeirantes e idosos e também com piso tátil direcional para pessoas com perda de visão.”

O Presidente do Conselho, Nivaldo de Oliveira, relata “é muito importante esta prática de levar as pessoas que encontram essas dificuldades no dia a dia até os comércios e vias, para que assim, como aconteceu hoje, elas coloquem suas dificuldade e nos possamos presenciar o desafio enfrentado diariamente por eles.”