Pinhão – Prefeitura e ONGs iniciam as primeiras castrações através do PANACEIA – Programa Municipal de Controle Ético de Animais

A prefeitura Municipal de Pinhão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação em conjunto com as ONGs Abrace e Adote e Cão Migão, iniciou o processo das primeiras castrações de cães (fêmeas). A ação, faz parte do Programa de Controle Ético de Animais – PANACEIA. Este, tem por objetivo controlar a superpopulação de animais de rua.

Há vários anos a comunidade reivindica a resolução desta problemática instala em nosso município. A cidade apresenta um alto índice de animais de rua, o que causa transtorno as pessoas e sofrimento aos animais.

Esta ação pretende castrar o maior número de cães fêmeas para que no futuro não haja procriações destes animais na cidade. Vale lembrar que a castração é apenas para animais que se encontram abandonados e que são atendidos pelas ONG’s acima mencionadas.

O início aconteceu nesta segunda-feira (19), onde duas cadelas foram encaminhadas para a castração em uma empresa licitada pelo município para realizar o processo. Após o processo de castração, esses animais ficam sob os cuidados das responsáveis pelas ONG’s, que realizam o pós cirúrgico com os medicamentos.

Solange, que é uma das responsáveis das ONG’s comenta sobre a conquista “há 10 anos lutamos pela questão das castrações dos cães e, agora, estamos realizando essa conquista de muita importância para a nossa comunidade e também para nossos animais. A ideia é de retirar esses cães das ruas, cuidar, medicar, castrar e tratar para então serem adotados. Esta ação diminui em torno de 200 novos filhotes na cidade a cada ano.”

“Estou realizada com o inicio da castração das cadelas que eram de ruas e que estão sob nossos cuidados. A comunidade agradece e os animais também. Essa campanha e ação da prefeitura, mobilizada pelo prefeito Odir e pelo Secretário Valter Israel vai gerar um grande impacto e um belíssimo resultado tanto ao município quanto aos projetos de adoção. Essa parceria coma Prefeitura deu certo”” Relata a responsável por uma das ONG’s de Pinhão.

O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação relata: ” A prefeitura passa a ser mais um padrinho das ONG’s, então precisamos que mais pessoas auxiliem no apoio. E esta ação importante da castração de cadelas vem para controlar a disseminação e ampliação do número de animas na rua. Esperamos ainda uma emenda para adquirir um castramóvel que estará circulando pela cidade e castrando os cachorros. Até o final deste ano temos a previsão de castrar 20 cadelas.”