Pinhão – Prefeitura estuda implantação de tratamento de saúde por Equoterapia

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhão, composta pelo Secretário Beraldo Nunes do Amaral, Ivonei Lima, Arioto Machado representando o Conselho de Saúde, pela Fitoterapeuta da secretaria de saúde Fisioterapeuta Camila Komar e  fisioterapeuta da APAE, Sabrina Aparecida Wendler, deslocaram-se até o município de União da Vitória para conhecer um modelo de tratamento realizados por cavalos, chamado de Equoterapia.

Na visita foram recebidos pelo prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, pelo empresário Luiz Bassi Neto, pelos vereadores Joarez Tica e Almires Bughay Filho, pela fisioterapeuta do local e pelos funcionários da empresa.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O objetivo da visita é estudar as formas de funcionamento e projetar a aplicação no Pinhão. Segundo o Secretário Beraldo até o mês de Janeiro pretende-se ter em mãos um projeto para desenvolver no decorrer de 2019, tendo em vista a grande contribuição deste modelo.

Conheça algumas das possibilidades de tratamento:

• Pessoas portadoras de necessidades especiais, distúrbios emocionais e comportamentais, doenças do sistema nervoso central, degenerativas ou não.
  • Paralisia Cerebral
  • Esclerose múltipla
  • Distúrbios visuais e auditivos
  • Distúrbios / atrasos motores