Pinhão – Secretaria da Saúde alerta população sobre os cuidados com a dengue

O verão é um período marcado por temperaturas altas e por isso a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta a população sobre os riscos com a dengue. A principal orientação é eliminar locais com água parada e de acordo com Secretária da Saúde, Rafaela Burko, a ação deve ser constante. “Evitar espaços de vida para o mosquito é a ação mais assertiva de prevenção à dengue e outras doenças. Romper com o ciclo de vida do Aedes Aegypti é a solução para evitar que os vírus das doenças proliferem. Por isso, durante todo o ano, pedimos os cuidados na sua própria casa, como com uma planta que acumula água e pode ser um espaço para o mosquito deixar os ovos”.

Além de esvaziar espaços e recipientes com acúmulo de água, é importante escová-los com água e sabão para eliminar os ovos que ficam grudados. A coordenadora dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Pinhão,  Ana Lurdes, esclarece que eles são muito resistentes. “Os ovos podem resistir a condições adversas por mais de um ano e quando ficam submersos a larva eclode”.

O paciente com dengue apresenta falta de apetite, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas e vômitos, dores nos músculos e juntas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e fraqueza.  As pessoas com sintomas da dengue devem procurar ou serem levadas imediatamente a um serviço médico.

Segundo a Secretaria de Saúde, cinco locais com focos do mosquito foram encontrados em Pinhão e a população precisa estar atenta em relação aos possíveis criadouros, tomando todos os cuidados para evitar sua a proliferação.

Top