Pinhão – Secretaria de Educação convida para construção coletiva na realização de mais uma etapa de formação para professores da rede municipal.

Dia 06/06, acontece a quarta etapa de formação para os professores da rede municipal de ensino. Em 2018 serão 100 horas de estudos, discussões, palestras e elaborações coletivas para definir os conteúdos que serão ensinados nas Escolas e CMEIs de Pinhão.

O currículo escolar do município de Pinhão é resultado de acúmulos construídos na trajetória da educação, decorrente do trabalho teórico-prático de muitos, em várias gestões da secretaria municipal de educação.

No trabalho realizado no inicio do ano, quando foram reunidos os professores por série, ficou explicito que as escolas adotavam diferentes listas de conteúdos. Isso motivou o coletivo a refletir sobre a necessidade de ter uma orientação comum, por parte da Secretaria de Educação.
Assim, constituiu-se um grupo que se reuniu várias vezes em abril e maio, para sistematizar uma versão preliminar, uma proposta para iniciar os debates sobre essa orientação comum. O objetivo dessa sistematização nunca foi mandar algo pronto para as escolas, mas dar um primeiro passo para, coletivamente, tomarmos decisões sobre os conteúdos da Educação Infantil ao 5º ano. Seria impossível construir esse documento inicial com os mais de 370 educadores da rede, por isso, num primeiro momento foram convidados alguns pedagogos e pelo menos um especialista por disciplina.

Num segundo momento, após avaliação, percebeu-se que seria importante ter no grupo de sistematização pelo menos um representante de cada escola.
O primeiro trabalho do grupo foi ler alguns documentos que poderiam auxiliar nessa construção inicial. Para isso foi retomada a proposta (ainda sem finalizar) do município, foram selecionados vários currículos construídos por outros municípios (Cascavel, Rebouças, Irati e currículo adotado por municípios da região oeste sob a coordenação do Departamento Pedagógico da AMOP), bem como a BNCC e DCE do Paraná.

A partir desse estudo os grupos passaram a decidir e sistematizar a proposta de conteúdos a qual foi enviada às escolas para que todos os professores pudessem conhecer e preparar-se para o debate desse dia de importante construção coletiva.

Dia 06 de junho, teremos um período de orientação teórica sobre currículo e a BNCC – Base nacional Comum Curricular – para todos os professores e outro período para discussão dos conteúdos por disciplina para anos iniciais. Nesse período a educação Infantil fará discussão dos conteúdos por série.

Espera-se que ao final dos trabalhos tenhamos já bem delineados os conteúdos que serão objeto de ensino/estudo nas unidades educacionais de Pinhão.

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