Pinhão – Secretário de Meio Ambiente realiza palestra para professores sobre Coleta Seletiva.

Na noite de quarta-feira, 19 de setembro de 2018, o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel, realizou, uma palestra no Colégio Estadual Mário Evaldo Morski. O Tema foi a Coleta Seletiva e os professores da instituição de ensino foram o publico alvo.

O Secretário explicou aos professores como é realizado o processo de coleta, manuseio do lixo e o papel da sociedade nesse processo. Valter também apresentou um slide com o histórico ambiental de Pinhão, o qual mostra o lixão a céu aberto que havia até o final de 2016 e todo o trabalho realizado pela atual administração para concluir e colocar em funcionamento a Unidade de Tratamento de Resíduos.

O diretor do Colégio, Fernando Sviercoswski falou sobre a importância da palestra. “Tivemos a oportunidade de entender como funciona o trabalho de coleta seletiva em nossa cidade e ficamos impressionado com o volume de lixo que geramos. Agora precisamos intensificar um trabalho de conscientização com os alunos de nossa escola”.

“O cenário ambiental mudou muito em nosso município, recebemos um lixão a céu aberto, cerca de trinta multas tramitando, cemitérios interditados, cascalheiras sem autorização de uso, ou seja, era um caus. Hoje temos um sistema de coleta seletiva funcionando de fato, uma Unidade de Tratamento de Resíduos legalizada que gera cerca de 20 empregos e implantamos a Bufunfa como forma de incentivo a separação. Estas são algumas das ações que colocamos em prática e que resultaram no reconhecimento como exemplo para o estado”, destacou Valter Israel.