Prefeitura de Pinhão promove evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

maxresdefault-1

   No próximo dia 20 de novembro, a Prefeitura de Pinhão, por meio do Departamento de Cultura,  vai realizar um grande evento em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, onde ocorrerão diversas apresentações temáticas. O evento será realizado na quadra de esportes da Escola Municipal Cecília Meireles.

   O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, inclusive em alguns estados e cidades é feriado de grande repercussão. A data é dedicada à reflexão sobre a presença do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual essa data está inserida é denominada de Semana da Consciência Negra.

   A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Zumbi nasceu em 1655, na cidade de Palmares, atual estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Logo após o seu nascimento fora aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, e entregue ao Padre Antônio Melo em Porto Calvo.

   Em 1678, Zumbi liderou um conflito interno que culminou em sua chegada à liderança do quilombo em que vivia – o famoso Quilombo dos Palmares. Combateu os portugueses durante quase uma década e meia. Zumbi foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra consiste numa data para se lembrar da resistência à opressão e a discriminação.

Top