Sala do empreendedor já ajuda a abrir empresas para diminuir a informalidade

_DSC0161

   Desde o início a atual administração, a Sala do Empreendedor intensificou suas atividades e está trabalhando para tentar diminuir a informalidade no município de Pinhão. A intenção é atrair o maior número possível de comerciantes e comerciantes que hoje trabalham informalmente, para o micro empreendedorismo.

   Em 2017 a Sala formalizou mais de 125 empresas ou profissionais, número duas vezes maior que em 2016, quando foram registradas pouco mais 60 formalizações. A prefeitura atribui os bons resultados as oportunidades que a comunidade teve neste ano através de cursos e oficinas, oferecidos pela Secretaria de Indústria, Comercio e Turismo, como forma de incentivar o empreendedorismo.

   “A intenção é garantir a estabilidade no futuro desses comerciantes. Hoje, eles não têm uma aposentadoria, em caso de acidente ou de uma mulher que está gestante, o empresário não consegue o auxílio do INSS”, disse Francisco Tadeu Caldas, responsável pela Sala do Empreendedor.

   Francisco destaca que não custa caro ser um Micro Empreendedor Individual (MEI) e que vale a pena passar para a formalidade. “Na sala, nós ajudamos a abrir a empresa, providenciamos todos os documentos necessários e ainda fazemos o acompanhamento, contando com a tecnologia do SEBRAE a nosso favor”, afirmou.

   O custo da transação, segundo Francisco, gira em torno de R$ 52,00 por mês. Além disso, a prefeitura não cobra pelo alvará do MEI, que também fica isento de impostos. “E o comerciante passa a ter direito ao Auxílio Doença, Auxílio Maternidade e aposentadoria, uma renda fixa em caso de ele ter que parar de trabalhar”.

   “O que nós estamos buscando são melhorias da qualidade de vida para nossa gente e isso só acontece quando as pessoas estão trabalhando e gerando renda. Por isso, quanto mais pudermos incentivar o empreendedorismo, mais faremos isso”, disse o prefeito Odir Gotardo que sempre acreditou no comércio como uma grande fonte da economia do município.

    A Sala localiza-se junto ao prédio da Prefeitura Municipal e atende das 08 às 11:30 e de 13 às 17:00 h. Qualquer pessoa pode procurar a sala que não cobra nada pelo atendimento.   

Top