SAÚDE – HANSENÍASE TEM CURA!

O que é Hanseníase?

É uma doença infecciosa crônica, causada por uma bactéria que atinge pele e nervos. É transmitida pelas vias aéreas e se manifesta através de manchas, geralmente hipocrômicas e com alteração da sensibilidade.

O Brasil é o 2º país com maior número de casos, seguido pela Índia,  Podemos perceber alguns problemas que são enfrentados na identificação dos casos, como : queda  no diagnóstico (subdiagnóstico); Diagnóstico Tardio e elevado grau de incapacidades físicas (sequelas); Estigma e preconceito relacionados a doença.

É importante ressaltar que a sensibilização dos profissionais faz a diferença para identificar e iniciar o tratamento da Hanseníase, uma vez que, iniciado o tratamento o mais rápido possível, as chances de cura e de evitar sequelas serão bem maiores.

No Paraná, foram identificados cerca de 3.000 novos casos nos últimos 5 anos, sendo a maioria dos casos em pessoas do sexo masculino, e 7 casos em crianças.

O tratamento é feito via oral (Poliquimioterapia), gratuito, efetivo e ofertado em qualquer unidade básica de saúde. Os doentes param de transmitir a hanseníase, tão logo iniciem o tratamento, este deve ser feito com regularidade.

No dia 26 de maio é o dia de conscientização da hanseníase  e  o  município de Pinhão realizou uma capacitação com 72 profissionais  de saúde, incluindo médicos, fisioterapeutas  enfermeiros e agentes de saúde, visando na identificação precoce de um caso suspeito.

NÃO SE PEGA HANSENÍASE ABRAÇANDO OU EM APERTOS DE MÃO.

O acompanhamento adequado e orientações de autocuidado podem fazer a diferença entre uma sequela permanente e uma vida normal.

FAÇA A DIFERENÇA! DIVULGUE INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA!

(fonte: Secretaria Municipal de S

aúde)

Top