Secretaria de Agricultura de Pinhão incentiva a agricultura familiar.

_DSC0036

A prefeitura Pinhão, através da secretaria de Agricultura, desenvolve desde o inicio do ano um trabalho de valorização e apoio aos produtores rurais com foco na agricultura familiar. Visitas nas propriedades para a coleta de informações sobre as necessidades dos agricultores são feitas pela equipe técnica da secretaria.

No início da atual administração, o prefeito Odir Gotardo e os secretários de Agricultura, Darci Jocoski e de Indústria, Comércio e Turismo, Enderson Mucelini (Igor), promoveram várias reuniões com as comunidades rurais, a fim de incentivar a produção para merenda escolar e para os mercados  local, regional, estadual e nacional.

Na tarde de quinta-feira, 11 de agosto, o secretário de Darci Jocoski e o diretor do Departamento de Florestas da Secretaria de Agricultura, Nilceu Kempf, visitaram os produtores rurais João Paulo Pasternack e Sirlene Pasternack, moradores da localidade de Laranjal. Incentivados por meio das reuniões, João Paulo e Sirlene decidiram ampliaram a produção e pela primeira vez conseguiram vender seus produtos para a merenda escolar local.

“Com esse trabalho nós pretendemos oferecer uma merenda de boa qualidade para as escolas, gerar renda para quem vive da agricultura familiar e movimentar o comércio local. Enquanto Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, temos a missão auxiliar os agricultores a encontrar mercado para um possível excedente na produção”, destaca Igor.

“As dificuldades são grandes, mas com o trabalho desenvolvido a situação já está mudando, principalmente pelo fato que a merenda escolar por meio do PNAE, é uma ótima oportunidade para que os produtores possam comercializar os seus produtos”, explica o secretário Darci Jocoski.

“Desde o início da nossa administração, existe um esforço grande para apoiar, fortalecer e ampliar a produção da agricultura familiar no município e essa é uma das ações que desenvolvemos com muita esperança de bons resultados”, destaca o Prefeito Odir Gotardo.