Na semana de 13 a 17 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe do ESF Santa Maria, coordenada pela Enfermeira Sineia Cordeiro, promoveu atendimentos direcionados ao público masculino em celebração ao Novembro Azul. As comunidades beneficiadas abrangeram Santa Maria, Lageado Feio, Serra da Cabra, Santa Emília, Arroio Bonito e Divineia. Os serviços foram realizados pela manhã, e expressamos nossa gratidão ao Laboratório Shalom por sua disponibilidade em coletar os exames ao longo da semana.

Ao todo, foram atendidos 149 homens, realizando mais de mil procedimentos, incluindo consultas clínicas com médicos e enfermeiros, testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia, solicitação e coleta de diversos exames laboratoriais, como hemograma, colesterol, LDL, HDL, triglicerídeos, ácido úrico, hemoglobina glicada, ferritina, TGO, TGP, vitamina B12, vitamina D, TSH e PSA. A equipe do laboratório SHALON deslocou-se até as unidades de Santa Maria e Divineia durante toda a semana para realizar as coletas desses exames de sangue.

Além disso, houve atendimentos odontológicos e outros serviços. O Secretário de Saúde destaca que essas ações fortalecem os atendimentos da Atenção Primária, visando ampliar a oferta de serviços de saúde e facilitar o acesso ao público masculino, muitas vezes ocupado integralmente no trabalho e no meio rural, com pouco tempo para cuidar da saúde. Ressalta-se que, quando detectado precocemente, o câncer de próstata e outras doenças têm chances de cura de até 95%.

A Secretaria de Saúde, através da Atenção Primária, está empenhada em promover a prevenção e a saúde da população. O Secretário Municipal Alain Cesar Abreu parabeniza toda a equipe envolvida por contribuir para o sucesso dessa ação e lembra que ao longo do mês haverá atendimentos especiais voltados para a saúde do homem, porque cuidar da saúde também é uma responsabilidade masculina.

By

Pular para o conteúdo