Sobre o 18 de maio:

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A semana  do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. E no município de Pinhão não será diferente, desde o início do mês estão sendo realizadas ações de informação e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

No dia 05/05/2022 – Foram realizadas visitas às Escolas Municipais e CEMEIs para convidar os Direitos (as), pedagogos (a) e professores (as) para participar da Capacitação sobre Revelação Espontânea.

No dia 10/05/2022 – Foi realizada capacitação pela Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar, para profissionais da educação sobre a Revelação Espontânea (que é quando a criança ou adolescente aborda um profissional e relata espontaneamente que foi ou está sendo vítima de violência ou presenciou algum ato de violência). Pode acontecer na escola ou em qualquer outro lugar.

No dia 16/05/2022 – A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social percorreu o comércio levando cartaz e falando sobre o tema, e também afixou balões na cor amarela e laranja com formato de uma flor que é símbolo nacional da campanha.

No dia 18/05/2022 – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, haverá uma caminhada percorrendo Avenida Trifon Hanysz, saindo da Praça São Cristóvão até a Praça Darci Brolini para chamar atenção sobre o tema.

A partir do dia 18/05/2022 – Haverá apresentação de peça teatral em todas as Escolas Municipais e para as turmas de Magistério falando sobre o tema. Uma peça infantil, divertida e informativa, que vai auxiliar as crianças e adolescentes a identificar a violência, se proteger e denunciar.

Você também pode participar! Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes.