Durante o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Equipe Emulti, sob a coordenação do psicólogo Ricardo, realizou diversas ações de educação e promoção à saúde em 17 localidades do município. O objetivo foi conscientizar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde e da detecção precoce do câncer de colo do útero.
As ações incluíram palestras e rodas de conversa conduzidas pelos profissionais de psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social que compõem a equipe Emulti. Paralelamente, as equipes das ESFs ofereceram atendimento com horário estendido até as 21h, contemplando serviços como consultas médicas e de enfermagem, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite, exame preventivo e solicitação de mamografia.
Ao todo, 350 mulheres participaram das atividades, totalizando 950 procedimentos realizados.
A secretária municipal de Saúde, Mèuri Macedo, reforça:
“É fundamental manter esse cuidado integral com a saúde da mulher durante todo o ano. Realizar exames de rotina é essencial, e o município oferece uma ampla carteira de serviços voltados especificamente para esse público. Além disso, manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática de atividades físicas e evitando o uso de cigarro, álcool e outras drogas, é essencial para a prevenção de doenças. O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Por isso, cuide da sua saúde – ela é o seu bem mais precioso”, finaliza.
Nossa cidade, cada dia melhor!