Valorização da vida:

Educar para Conscientizar

Ao longo deste ano, as atenções estarão voltadas à saúde mental por conta do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio ou mais conhecido como Setembro Amarelo. Desde o inicio deste ano, o Projeto Valorização da Vida: Educar para Conscientizar busca ampliar o debate sobre o tema e despertar na escola, nos alunos, gestores, funcionários e professores que também podem estar enfrentando alguma batalha interna, necessitando de ajuda e assim quebrando um tabu que carece de enfrentamento.

Ao implementar ações de combate à depressão e prevenção do suicídio, a escola mostra-se ativa e passa a entender melhor como os seus alunos estão se sentindo. Para tanto, é necessário adotar abordagens que falem com toda a comunidade escolar e que, em hipótese alguma, sejam percebidas como julgamento.

Pensando em orientar os diversos alunos e profissionais da educação da rede pública do município de Pinhão a tratarem o assunto em seus ambientes escolares e contribuir para que o tema seja encarado com menos tabu e mais visibilidade, o CRAS Volante, por meio do seu objeto principal que é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, será o principal articulador para a execução deste projeto, que será realizado inicialmente nas escolas do interior do município, com os alunos do 6º ao 3º ano do ensino médio.

As ações que estão sendo praticadas pelos profissionais de Psicologia Ricardo Correa de Almeida e Sandra Freitas, tendo como ferramentas: Palestras, pois um dos principais objetivos da campanha Setembro Amarelo (Saúde Mental) é enfrentar o problema de frente. Para isso, é substancial falar sobre o assunto abertamente. Promovendo rodas de conversa: Essa atividade incentiva o diálogo, contribuindo para que os alunos digam o que pensam sobre o tema, compartilhando ideias e tirando dúvidas. Estimulando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais: O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como autoconhecimento, empatia e resiliência, permite que as crianças e adolescentes aprendam a lidar melhor com as emoções e com as de quem está ao seu redor.

Todos os conteúdos têm como objetivo promover a reflexão sobre as vulnerabilidades, com foco na valorização da vida, visando a promoções de um ambiente escolar, integrado e acolhedor, respeitando as diferenças e diversidades.