Benefícios práticos do jogo de bocha

O jogo de bocha é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e de diferentes tipos de deficiência. Pode ser jogado de forma recreativa, como esporte competitivo, ou como atividade de educação física nos programas escolares. O jogo requer planejamento, estratégia na tentativa de colocar o maior número de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras funções, a capacidade viso-motora. A habilidade e a inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, pela aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância. O jogo de bocha, um esporte que é muito praticado por pessoas com mais de 60 anos, devido a sua baixa intensidade. No trabalho com as crianças, a atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, na motricidade fina, no raciocínio, na noção espacial e na articulação de estratégias.

Entre os principais benefícios da Bocha para a saúde estão:

• Músculos exercitados, principalmente os dos braços;
  • Estímulo da coordenação motora;
  • Amizades e novos relacionamentos;
  • Favorece o senso de planejamento e estratégia;
  • Aperfeiçoa a habilidade de foco e concentração.

Domingo, 20 de março de 2022, aconteceu a final do 1º- Festival de Bocha no Complexo Esportivo Municipal Rubens Spangler. Estiveram acompanhando e prestigiando o evento, o Secretário Municipal de Esportes Jair Gonçalves(Taquara) e o Vice-Prefeito Valdecir Biasebetti, os mesmos dirigiram palavras de boas vindas aos atletas visitantes, aos árbitros, a equipe do Paraná Esportes e também sobre a importância dessa modalidade de competição em nosso município.

A classificação final ficou da seguinte forma:

1º- lugar – Paula Freitas

2º- lugar – Candói