A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.

Os professores podem usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde.

Em escolas que não possuem espaço disponível para montar uma horta, há a possibilidade de construí-la com garrafas pet. Sendo assim, o professor pode trabalhar o conceito de sustentabilidade e colocar o tema para discussão entre os alunos.

TRABALHANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM SALA DE AULA

Manter uma alimentação saudável é essencial para ter uma vida saudável. Uma boa alimentação é certeza de uma vida saudável e a partir do momento que optamos por nos alimentarmos de forma saudável, estamos prevenindo o aparecimento de muitas doenças crônicas. Cereais, legumes, frutas e verduras contêm fibras, vitaminas e outros compostos que auxiliam as defesas naturais do corpo, e por isso devem ser ingeridas regularmente.

Embora as fibras não sejam digeridas pelo organismo, elas ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso. Já as vitaminas são essenciais para o nosso organismo, pois atuam em conjunto com algumas enzimas, controlam atividades celulares e diversas funções do corpo. Os carboidratos e as proteínas também são importantíssimos para nosso organismo, sem nos esquecermos dos lipídios, que fazem parte da composição de diversas substâncias em nosso corpo.

Hoje pela manhã, 23 de março de 2022, esteve visitando a Escola Municipal Água Verde, o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Albino Ricardo Neto, o mesmo recepcionado pela Diretora da escola referida, Patrícia Lourenza Ribeiro Alves e também pela Pedagoga Raquel de Fátima Corrêa . O motivo da visita, foi levar o incentivo á criação de uma horta escolar em seu espaço livre, o qual traria muitos benefícios á escola, alunos e a comunidade de um modo geral. No decorrer das conversas a Diretora Patrícia se mostrou bastante contente e confiante com a proposta do Secretário Albino, o qual se propôs a dar todo apoio necessário para que esse projeto seja implantado o quanto antes . Sendo concretizado o Projeto, muitas novidades irão acontecer e a comunidade escolar só terá a ganhar, disse o secretário.