Mensagem do Secretário Municipal de Saúde Alain Cesar Abreu a todos esses profissionais.

O Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado anualmente a 12 de Maio em memória do nascimento de Florence Nightingale, a fundadora da enfermagem moderna, oferece a possibilidade de homenagear os enfermeiros como recurso inestimável e sensibilizar para os desafios que estes profissionais de saúde enfrentam.

Uma vez mais, assinalamos o evento de hoje no contexto da emergência sanitária mundial provocada pela COVID-19, que pôs em evidência a magnitude da escassez que se verifica na enfermagem no Brasil e a nível mundial. O tema escolhido para este ano, “Enfermagem: uma voz para liderar – Investimento na enfermagem e respeito dos direitos de garantir uma saúde mundial,” não poderia ser mais adequado.

Ao longo da pandemia, os enfermeiros fizeram grandes sacrifícios, agiram corajosamente e reafirmaram todos os dias a sua vontade de lutar contra uma ameaça sanitária mundial sem precedentes nos tempos modernos, agindo como um pilar indispensável no apoio aos sistemas de cuidados da saúde brasileira durante períodos bastante difíceis.

Agradeço a todos os enfermeiros de Pinhão pela sua dedicação inabalável na luta contra a pandemia da COVID-19.
Os enfermeiros desempenham um papel fundamental na prestação de cuidados da saúde primária, sendo estes muitas vezes os primeiros – e únicos – profissionais de saúde que um doente verá. Contribuem para a investigação, à prevenção de doenças, o tratamento de pessoas feridas, a administração de cuidados paliativos, e para muitas outras tarefas. São os verdadeiros heróis de que ninguém fala, apesar de estarem na linha de frente da prevenção de doenças e de cuidados aos doentes.

Ao realçarmos o verdadeiro valor dos nossos enfermeiros e o papel central que devem desempenhar para influenciar a mudança, estaremos a transformar o futuro dos cuidados da saúde em Pinhão.

Parabéns á todos esses heróis e heroínas da Saúde.