A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em nome do Secretário Municipal João Maria de Camargo, estiveram essa semana na Comunidade de Pocinhos, fazendo a instalações da sonhada internet nas dependências da escola. Em conversa com o Secretário de Educação, ele relata a importância da mesma na escola, aos alunos e professores:

No âmbito escolar, a Internet garante muitos benefícios, tanto para os professores quanto para os alunos. Para além da educação formal, possibilita que as crianças e adolescentes tenham acesso a uma ampla variedade de conhecimentos, jogos e conteúdos educativos, sendo complementares à sua educação formal.

A internet possibilita pesquisa e conhecimentos, não há limite para a exploração do conhecimento na internet.

A importância da internet na escola é também marcada por uma maior aproximação da escola com a sociedade. Com os diversos recursos da internet é possível criar uma escola onde os personagens não sejam apenas alunos, professores e profissionais da educação, mas toda a sociedade pode ser incluída em uma vasta gama de interação. Isto ainda não está sendo feito de forma adequada, mas é uma oportunidade enorme.

Segundo, o Secretário João Maria Camargo, afirmou que a escola é uma rede social onde as pessoas estão muitas vezes mais interessadas em relacionamentos. Com a internet isso torna mais evidente, já que as redes sociais tornaram parte da vida das pessoas. Não seria então a hora de tornar a escola uma verdadeira rede social do conhecimento? A importância da internet na escola pode ser mais proveitosa se professores e educadores de uma forma geral estimular seus alunos à pesquisa. A promoção da pesquisa é muito comum nas Universidades, mas deveria ser padrão desde a infância. A internet ajuda nisso, pois cria ferramentas e conteúdos para tal.

A internet é interdisciplinar, a escola, também. É de suma importância que os alunos percebam esses traços e consiga usar os diversos recursos interdisciplinares da internet na construção de um conhecimento que tanto na escola como na sociedade é cada vez mais interdisciplinar.

Para os adeptos do construtivismo, creio que a internet é uma das principais ferramentas para auxiliar no processo de construção do conhecimento. Para os tradicionalistas, também creio que a mesma possa contribuir, resguardando os excessos, é claro.