O Museu Histórico Municipal de Pinhão está sendo reorganizado ao lado da Secretaria Municipal de Esportes. O mesmo encontrava- se dividido em dois locais, sendo ocupada uma das salas da Secretaria Municipal de Esportes e também duas casas cedidas pela Empresa Copel na Localidade de Faxinal do Céu.

O Museu Histórico Municipal de Pinhão conta com diversas peças doadas pelos moradores locais, dentre utensílios de cozinha, aparelhos eletrônicos, máquinas de escrever, mimeógrafos, rádios, aparelhos de TV, toca discos, vitrolas, quadros de vários tamanhos, várias peças em ferro, grande quantidade de fotos, peças e utensílios campeiros, artes indígenas, peças em porcelana, mobiliários do inicio da administração Municipal e também de algumas empresas locais.

Conta também com um vasto acervo bibliográfico, com coletâneas diversas. Teve seus trabalhos iniciados no ano de 2005 e atualmente conta com dois funcionários. O Principal objetivo do Museu é preservar, conservar e expor seu acervo histórico, desenvolver o conhecimento e as práticas sociais que devem estar colocadas a serviço da sociedade e das comunidades locais. O acervo consiste em analisar os tipos de fontes históricas, como instrumentos para conhecer o passado e entender o presente, concebendo-se também a realização, enquanto espaço, do fazer pedagógico.

O Museu Histórico Municipal de Pinhão está aberto à visitação, tomando todos os cuidados necessários à saúde em relação ao Covid–19, conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, durante o período de pandemia.