Na última quarta-feira (31), representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e gestores de saúde que integram o Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 5ª Região de Saúde de Guarapuava/PR, estiveram juntos para mais um encontro do Projeto “Caminhos do CRESEMS” – iniciativa do órgão guarapuavano que tem como objetivo conhecer as diferentes estruturas e a organização da Rede de Atenção à  Saúde (RAS) dos municípios que fazem parte da 5ª Região de Saúde.

“Para que nós consigamos fazer saúde integrada – como o Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza, é necessário conhecer as culturas, os espaços, as diferentes realidades vivenciadas no dia a dia dos gestores”. Para quem é de fora, é muito rico conhecer essa pluralidade e saber quais são as potencialidades que existem neste espaço, valorizar as experiências exitosas do município, saber quais são as dificuldades e como podemos fazer saúde juntos. Esse “é o intuito dessa comitiva de gestores que estão hoje aqui em Pinhão afirma a apoiadora do CRESEMS keulin.”

Os gestores foram recebidos pelo secretário Alain e sua equipe, no posto central onde a coordenadora da Atenção Primaria Meuri fez uma breve apresentação de como é organizado e executado os serviços de saúde, a reestruturação da rede de atenção no município, bem como as potencialidades e fragilidades enfrentadas no dia da secretaria. Em seguida conheceram a estrutura e as adequações que estão sendo realizadas no posto central para implantação do pronto atendimento, a nova base do SAMU, também visitaram o Centro de Especialidades, o CAPS, o ESF São Cristóvão, após o almoço tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas da Usina Foz Areia e o Jardim Botânico de Faxinal do Céu finalizando a visita no ESF Santa Maria. Para o Secretário de Saúde Alain, essa troca de experiências e saberes entre os gestores e técnicos é muito importante, fortalece nosso trabalho e a gestão do SUS como um todo.