Este projeto está sendo desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho da Comunidade de Pinhão, Escola Municipal Água Verde e DEPPEN-PR, com o apoio das demais Secretarias. O objetivo principal é proporcionar à comunidade a oportunidade de participar no espaço escolar, oferecer uma funcionalidade educativa para o cumprimento de pena alternativa por parte dos egressos, despertar o interesse dos usuários pela agricultura, reintegrar os egressos da medida socioeducativa ao mercado de trabalho através do cultivo de hortaliças e conscientizar as pessoas sobre a importância de consumir alimentos saudáveis.

A Secretária de Assistência Social, Mayara do Belém Caldas Biasebetti Sant’anna, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias, o Conselho da Comunidade e a Escola. Segundo ela, essa parceria é essencial para o sucesso dos projetos. O Presidente do Conselho da Comunidade, Dr. Wellington Patrício, destacou a importância do desenvolvimento de projetos e parcerias que integram diversos setores, contribuindo para a redução da vulnerabilidade da população e estimulando a integração social.

Este projeto abrange os segmentos da prevenção e conscientização ligados às políticas de Direitos Humanos, Saúde e Educação, ampliando a representatividade escolar e diminuindo o distanciamento entre comunidades, Órgãos Judiciários e a Rede de Proteção Municipal. A Diretora da Escola, Patricia Ribeiro Alves, e a Pedagoga Raquel de Fátima Correa destacaram a importância do projeto para ampliar o campo pedagógico, transformando a horta em um laboratório vivo onde os alunos podem aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Gilmar Budinhak, Gestor da Unidade DEPPEN e profissional experiente na criação e acompanhamento de projetos semelhantes em Comarcas vizinhas, expressou seu prazer em colaborar com a implantação do “Plantando com Sabedoria”, um trabalho dedicado ao futuro seguro das crianças de Pinhão.

Ver insights e anúncios

Turbinar publicação