Com fortalecimento e investimentos da gestão municipal na agricultura e pecuária local, a partir de agora as agroindústrias de Pinhão,  poderão comercializar produtos em todo o Paraná. O certificado de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, que permite a comercialização em todo o território estadual, foi entregue ao Prefeito Valdecir Biasebetti na manhã do  dia 17 de outubro, pelo Secretario Estadual  de Agricultura e do  Abastecimento Norberto Anacleto Ortigara.

O evento ocorreu nas dependências do CTG  Pala Gaudério, onde estiveram presentes representantes das agroindústrias de Pinhão, secretários municipais, vereadores, representantes de Instituições bancárias do município, do Prefeito Valdecir Biasebetti,  do Deputado Estadual Artagão Junior, do Presidente da Câmara de Pinhão Luiz Hamilton Kitcky, da Gerente do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal Sra. Mariza Koloda Henning, do Diretor Administrativo Financeiro da Adapar Sr. Adalberto Luiz Valiat, do representante da SEAB Guarapuava Artur Bitencur Filho, e  da Coordenadora de Serviço de Inspeção Municipal Dra. Telma Capelete.

“Desde a implantação do SIM, na década de 1970, buscávamos uma maneira de os produtores rurais expandirem seus negócios. Então, em 2013 foi aprovada a lei que cria o SUSAF, de autoria do deputado estadual Jonas Guimarães. Com esta certificação, as agroindústrias, em especial as familiares e de pequeno porte, têm a oportunidade de ampliar seus horizontes, com mais possibilidades de negócio e, consequentemente, de geração de renda”, comentou o secretário da SEAB, Norberto Ortigara.

O Prefeito Valdecir Biasebetti e o Secretário de Agricultura e Pecuária Rosmário Ramos dos Santos, deram as boas vindas a todos e agradeceram ao Secretário Norberto Ortigara pela presença e pelo apoio na realização desse grande projeto para as agroindústrias de nosso município.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Também são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade da água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Outra exigência é contratação de um profissional legalmente habilitado, que tenha cursado a disciplina de tecnologia, industrialização e conservação de produtos de origem animal ou análogas.

SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial familiar, artesanal e de pequeno porte.  Certificação emitida para o serviço de inspeção municipal, onde o município tem o seu serviço “equivalente” ao da ADAPAR, por isso, as agroindústrias de origem animal indicadas poderão vender seus produtos em todo o estado. O serviço de inspeção municipal obrigatoriamente está vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura.  O serviço indicará as agroindústrias que têm condições de ir para o SUSAF. Agroindústrias de abate não podem ser indicadas ao SUSAF.  O Pìnhão foi o 42º  município paranaense a conseguir a adesão ao SUSAF.