Organização Secretaria de Assistência Social, Recurso do Fundo Estadual do Fundo da Criança e do Adolescente.  Pinhão no Combate ao bullying e cyberbullying

Apoio, Colégios Estaduais.

Sabe-se que a internet é uma rede que está em mutação constante e não acompanhamos de fato sua progressão e evolução tecnológica, mas dentro do que é possível, aprendemos e nos modernizamos com ela. Mas infelizmente existem diferentes maneiras e facetas da violência virtual e consequentemente, há uma maior dificuldade em combater essas situações tão dinâmicas e diversas. Contudo, existem ações de prevenção que podem contribuir com a luta de educadores, pais e atores da causa para restringir essas ações por trás da internet. Pensando nisto, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Dusol produções estão realizando a campanha contra o bullying e cyberbullying.

No dia 25/04/2022 foi realizada uma capacitação para educadores da Rede Estadual de Ensino e Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente sobre o tema, e disponibilizado quatro webséries (estilo netflix) para serem trabalhadas com adolescentes, com o objetivo de sensibilizar sobre o bullying e cyberbullying, o que é, como acontece, suas consequências e quais os caminhos para combater esta prática.

Nos dias 26, 27, 28 e 29 serão realizadas palestras sobre o tema para os adolescentes nos colégios: Santo Antônio, Mario Evaldo Morski, Procópio Ferreira Caldas e Izaltino Rodrigues de Bastos.

Serão disponibilizados também vídeos informativos para sociedade em geral a serem compartilhados nas redes sociais.

O objetivo é criar uma reflexão, estimulando a empatia e o respeito às diferenças. Além de ensinar a reconhecer e denunciar as violências, precisamos estimular uma convivência cidadã, dentro e fora dos ambientes digitais. Isso envolve saber os limites das brincadeiras para que todos se divirtam e saibam identificar quando algo não esta bem.

A campanha propõe oportunizar espaços de diálogo  sobre bullying e cuberbullying, com dicas práticas tanto para quem já sofreu, como para quem praticou ou testemunhou a violência.

Estiveram presentes no evento os Secretários Municipais Josiane Prestes, Secretária de Assistência Social, Secretário de Saúde, Alain Cesar de Abreu, integrantes do Conselho Tutelar, colaboradores das referidas secretarias e colaboradores do CRAS.