Secretaria de Agricultura inicia Projeto de Intervenção em Saúde Bucal

Neste sábado, 07 de Janeiro de 2023, iniciou-se o Projeto de Intervenção em Saúde Bucal “Sorrindo para Jesus” na Comunidade de Barreiro próximo a Serra da Mula interior do município, nas dependências da casa da Senhora Sérgia Gura a qual cedeu gratuitamente uma sala já com a licença aprovada para o funcionamento do projeto. Foram atendidos neste dia pelo Profissional Cirurgião Dentista Cleverson Nunes, 30 pacientes pertencentes aos membros da Associação e o Secretário esteve presente e recebeu muitos elogios por parte das pessoas que ali estavam. O Secretário de Agricultura e Pecuária Rosmário Ramos dos Santos idealizou o Projeto e em reunião com 22 Associações e CONDER aprovaram o Projeto. Teve também o total apoio do Prefeito José Vitorino Prestes e Vice-prefeito Valdecir Biasebetti.

O objetivo do mesmo é melhorar as condições de saúde bucal e reduzir as desigualdades em saúde implica, necessariamente, o envolvimento ativo do profissional e do governo em estratégias de promoção de saúde bucal e prevenção das doenças, com ética e responsabilidade. Um dos princípios fundamentais da promoção de saúde é o desenvolvimento de ações destinadas às necessidades da população.

A RESOLUÇÃO SESA nº 442/2012 (Publicada no Diário Oficial do Estado nº 8810, de 02/10/12), dispõe sobre os requisitos de boas práticas para instalação e funcionamento de serviços de atenção odontológica em Unidades Móveis no Estado do Paraná (ANEXO 1). Levando-se em consideração todos os requisitos previstos na resolução citada à cima, o presente projeto visa levar às localidades mais longínquas atendimento odontológico móvel. Os procedimentos odontológicos que serão realizados são: restaurações, tratamento de canal, exodontias, pulpotomias, profilaxia, raspagens periodontais, aplicação de flúor e aplicação de selantes. Além das atividades clínicas de âmbito individual, também serão desenvolvidos atendimentos e atividades coletivas nas instituições da área de abrangência, visando promoção e prevenção de saúde.

Este projeto tem como sua principal justificativa, a dificuldade ao acesso aos serviços odontológicos, devido as grandes distâncias dos postos de atendimento das localidades mais afastadas.

Temos por objetivo geral oferecer a oportunidade de acesso aos serviços odontológicos nas regiões mais longínquas, através do consultório móvel.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS ü Promoção de saúde coletiva ü Orientação de saúde bucal ü Prevenção em saúde bucal ü Devolver qualidade de vida, autoestima, mastigação satisfatória, alívio de dores e agravamentos de enfermidades.

A metodologia deste projeto dar-se-á pelo deslocamento do consultório móvel às regiões mais afastadas e menos abastadas (áreas de alto risco), e o mesmo será instalado temporariamente nas escolas ou salão da igreja da localidade.

O projeto foi criado e aprovado para todas as associações do interior do município.