O Secretário Municipal de Saúde Alain Cesar Abreu e a Coordenadora da Atenção Primaria Méury Macedo participaram nos dias 05 e 06, quinta e sexta feira do Seminário Estadual com o tema “Qualificação do Desempenho na Atenção Primaria a Saúde” administrado pelo Mistério da Saúde e SESA. O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes. Os municípios são avaliados Pelo ministério da saúde a cada quadrimestre, os sete indicadores sendo eles: – Abertura do pré-natal antes das 12 semanas e toda gestante deve ter no mínimo seis consultas no seu ESF pelo profissional  Médico ou Enfermeiro.

-Os exames de sífilis e HIV avaliados na consulta de Pré-natal pelo médico ou enfermeiro.

-Avaliação odontológica de toda a gestante por um profissional dentista.

-Saúde da mulher. Realizar o exame de preventivo Papanicolau nas mulheres entre 25 a 65. Nas suas unidades de Referência.

-Saúde da criança, toda a criança até um ano de idade com o esquema de vacina completo.

-Doenças crônicas, pacientes com Hipertensão Arterial aferida e com pelo menos uma consulta com médico ou enfermeiro na sua unidade de saúde de referencia.

-Paciente Diabéticos com um exame de Hemoglobina glicada a cada seis meses. Para Alain  muito mais que apresentar resultados devemos qualificar o desempenho da nossa Atenção primaria para que nossos indicadores sejam alcançados. A coordenadora Meury reforça a importância da população ser atendidos e acompanhados nas suas unidades de saúde de referencia, cada equipe de ESF precisa conhecer seus pacientes e os pacientes conhecer a equipe responsavel por ele, estamos trabalhando incansavelmente para fortalecer esses vínculos estruturando nossas equipes de ESFs, para conseguir atingir nossas metas e a população ter uma saúde de qualidade perto da suas residências.