Aconteceu no dia 16 de agosto na Câmara de vereadores o “1º Encontro da Família, Contribuições e Orientações aos Familiares no Acolhimento Institucional, um evento idealizado pela ASFAPIN – Associação São Francisco de Assis.  A mesa de honra foi composta pelo Prefeito Valdecir Biasebetti, o Presidente da Câmara Luiz Hamilton Kiticky, Promotor de Justiça Dr. Samuel Spengler, Representando o Juiz Dr. Felipe Castella Cintra, o Assistente Social Dan Junior Alves Nolasco Belém, Representando a Secretaria de Assistência Social e o Conselho da Pessoa com Deficiência Solange Adronski, Secretário de Saúde Alain Cesar Abreu, Pela Coordenadora e Assistente Social da ASFAPIN Silvana de Fátima Neves, representando o CRAS Psicóloga Juliane e do CREAS Leobina Gulhak.

A benção inicial ecumênica foi conduzida pelo Pe. Crespin de Jesus e pelo Pastor Anatan Adonski da Igreja da Fé.

Após as falas das autoridades, iniciaram as apresentações: Milary Antunes, Nutricionista,  apresentou o cardápio de alimentação dos idosos, o controle nutricional e o acompanhamento diário de cada idoso. O Psicólogo Murilo Lima falou da importância da participação dos familiares com visitas periódicas, as atividades realizadas no Lar do Idoso suprem em partes essa  carência, mas nada melhor que a integração familiar.

A Coordenadora Silvana Neves apresentou um breve histórico sobre a associação ASFAPIN, foi executado um vídeo institucional e apresentação dos funcionários e suas devidas funções.

A apresentação cultural ficou por conta do Radialista e Cantor Adilson José dos Santos “BIÉ”, que interpretou uma música do cantor Del Rubens “Hoje eu sou um tanto Faz, para quem tanto Fiz”.  Dando sequência ao evento, representando o Juiz Dr. Felipe , o assistente social do fórum Dan Junior, falou dos direitos do idoso, das leis que regem e o cuidado que devemos ter, enfatizou também a presença da família, citando sua mãe que mesmo a distância ele se faz presente, ou seja, a distância não é desculpa para a não participação familiar no dia a dia do idoso.

O Promotor Dr. Samuel Spengler parabenizou a todos pela organização desse encontro e disse estar sempre em visitação ao “Lar” e que, está à disposição de todos, falou do abandono de alguns  familiares e que isso pode causar danos irreparáveis aos acolhidos dessa instituição. O Prefeito Biasebetti  informou aos presentes que o poder publico olha com bons olhos a associação, tanto que, o repasse que antes era de R$25 mil passará a ser de R$44 mil.