A importância do xadrez na escola

O xadrez é um importante instrumento de tomada de consciência, pois ele é interativo e pode ser executado por qualquer pessoa, independentemente de quaisquer divergências. Talvez este seja um dos maiores desafios da educação: aprender a viver junto, aprender a viver com os outros, respeitando-se as diferenças. Seu caráter democrático, de fato, não distingue gênero, idade, raça ou condição social.

O jogo de xadrez na escola promove a concentração em diversas outras disciplinas e ajuda no seu desenvolvimento e desempenho escolar. O jogo de xadrez é um instrumento pedagógico lúdico e potencializa o ensino-aprendizagem dialógico, empático e impulsionador das competências e habilidades de forma interativa, envolvente, autônoma, com participação qualitativa dos sujeitos da comunidade escolar.

Em seu aspecto formal, o xadrez tem sido utilizado para estudar a memória, a linguagem, a lógica e a inteligência; abarca igualmente a arte, devido ao impacto e valor estético, desafia a criatividade; também o esporte, por envolver adversários sob regras previamente definidas; e, mais atualmente, vem despontando como uma ferramenta poderosa de aprendizado na educação.

A prática do xadrez tem grande valor pedagógico. Por ser um jogo que reproduz uma situação de guerra, mas num contexto lúdico no qual cada jogador tem de criar as suas estratégias, essa atividade proporciona muito mais que uma opção de lazer.

Do ponto de vista pedagógico, é inegável que este jogo estimula capacidades do desenvolvimento cognitivo, como raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um fim; organizar uma variedade de elementos para uma finalidade; imaginar concretamente situações futuras e tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

A Secretaria de Esporte e Lazer através do Secretário Jair Taquara e o Professor André Ferreira de Almeida em parceria com algumas escolas municipais introduziram no contra turno o Projeto de Xadrez. As escolas participantes são: Água Verde, Nossa Senhora da Glória, Cecília Meireles e Eroni. Parabéns a todas as escolas pela adesão do Projeto.