A Secretaria Municipal de Saúde realizou, no dia de hoje, uma ação especial na localidade de Pinhalzinho, o “Arraia Preventivo”. A iniciativa, promovida pela Equipe do ESF ROCIO, teve como objetivo melhorar os indicadores de saúde da mulher, incentivando a realização de exames preventivos e oferecendo diversos serviços à comunidade.

Mais de 150 pessoas participaram do evento, que contou com uma programação repleta de atividades. O posto de saúde local se transformou em um espaço acolhedor para oferecer diversos atendimentos, incluindo coleta de exames preventivos Papanicolau, aferição da pressão arterial e glicoteste, além de testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites. A equipe também realizou a solicitação de exames laboratoriais e mamografia, ofereceu consulta médica e de enfermagem e ainda proporcionou atendimento odontológico com o odontomóvel.

Além dos serviços de saúde, a equipe arrecadou brindes e organizou uma divertida pescaria. Cada mulher, após realizar o exame preventivo, teve a oportunidade de pescar e retirar um prêmio, tornando a experiência mais lúdica e agradável.

Ao todo, foram realizados 228 atendimentos, abrangendo 42 exames preventivos, 16 consultas médicas, 22 testes de HIV, 22 testes de hepatite B, 22 testes de sífilis, 22 testes de hepatite C, 22 testes de glicose e 36 aferições de pressão arterial. Além disso, a equipe odontológica realizou 24 procedimentos, incluindo extrações, restaurações e limpezas.

O Secretário de Saúde, Alain, e a coordenadora da Atenção Primária, Meuri Macedo, prestigiaram o evento, acompanhados pelo Prefeito Valdecir Biasebetti, o chefe de Gabinete Marildo e a imprensa municipal. Alain elogiou o sucesso da ação, agradeceu ao prefeito pelo suporte à equipe e parabenizou todas as pessoas e empresas que doaram os brindes, contribuindo para o êxito do evento. Ele destacou a importância da participação dos pacientes e ressaltou a atração artística da Alana Gaiteira, que abrilhantou a tarde.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também teve participação especial no período da tarde, com a equipe do CRAS Volante, representada pela assistente social Márcia e a coordenadora Nédia. Elas trouxeram informações importantes sobre os programas assistenciais e os serviços oferecidos, além de orientar sobre como acessá-los e utilizar os serviços de convivência.

O evento foi encerrado com um lindo show da Alana Gaitera, acompanhada por seu pai, que encantou todos os participantes. A Secretaria Municipal de Saúde agradeceu a presença e participação de todos os envolvidos no evento.

O prefeito Valdecir Biasebetti parabenizou a Secretaria de Saúde pelo belo trabalho realizado e reforçou o compromisso em ouvir as necessidades e reivindicações da população. Ele enfatizou a importância do cuidado com a saúde da mulher e reiterou o compromisso de oferecer um bom atendimento à comunidade.

Durante o evento, também foi servido um delicioso lanche de arraiá para toda a comunidade, proporcionando momentos de confraternização e alegria.

O “Arraia Preventivo” foi um verdadeiro sucesso, demonstrando o empenho da Secretaria Municipal de Saúde em cuidar da saúde da mulher e oferecer serviços essenciais à comunidade de Pinhalzinho.