Nos dias atuais, vivemos sob uma mudança constante em todos os sentidos da vida social e cultural, o que nos leva a perceber como temos a necessidade de inclusão no nosso conhecimento da diversidade e do enredamento dos problemas sociais, entendendo que sempre se pode trabalhar na igualdade o que é diferente. Reconhecer que a sociedade brasileira é multicultural significa compreender a diversidade ética e cultural dos diferentes grupos, em que determinante da classe social, raça, gênero e diversidade atuam de forma marcante.

O grande desafio da Feira Cultural é transformar os conteúdos mais significativos para cada grupo em apresentações criativas e originais, que mostrem ao nosso público, no dia do evento, uma pequena parte de todos os aspectos que foram abordados, trabalhados e aprofundados sobre o tema.

Não será preciso falar que a atividade cultural deve ser estudada, pois faz parte da nossa cultura. Essa é uma iniciativa importante que a escola deve ter, ela visa complementar a formação do aluno, um estudante não é feito apenas de matérias como matemática, química, geografia e história. Todas as matérias são importantes sim, mas é preciso aprender a cultura, por isso a importância das atividades culturais.

Com esse trabalho o aluno terá conhecimento da diversidade cultural do Brasil e, por isso, irá se tornar um cidadão mais crítico e criativo. Estudar o folclore, por exemplo, pode ser bobeira, mas é uma importante ferramenta no desenvolvimento da cultura de uma país. Estudar a cultura literária brasileira vai ajudar os estudantes na criatividade, é certo de que a cultura é muito relevante no desenvolvimento humano.

Além disso, a importância das atividades culturais na escola vai mais além, essa atividade vai ajudar e permitir os alunos a desenvolver valores culturais e artísticos, vão saber se expressar melhor e recuperar os valores humanos. O conhecimento básico nessa área pode ser muito interessante.

É possível criar atividades culturais de várias formas, pode resgatar a cultura fazendo trabalho com sucata, por exemplo. Com os maiores é possível fazer teatros e trabalhos mais elaborados, a forma de trabalhar com seus alunos você pode escolher ou encontrar a melhor forma com eles, só não deixe de trabalhar esse assunto.

A escola tem grande responsabilidade com essa formação, você já percebeu a importância das atividades culturais na escola, por isso, não deixe de praticar o que aprendeu. É através desse trabalho que, desde cedo, o adolescente poderá ter contato com as diferentes manifestações que definem a identidade cultural do seu país. Como professor você vai propagar à aprendizagem de técnicas e expressão artísticas, vai explorar diversos materiais e técnicas e proporcionar uma experiência única para os alunos.

É por esses e muitos outros motivos que acreditamos que os projetos culturais vão contribuir para a formação de adultos mais responsáveis e compromissados com sua identidade.

Hoje, dia 11 de maio de 2022, está acontecendo a VI Feira Cultural na Escola Municipal Frei Francisco. O evento está sendo realizado na quadra de esportes da escola, durante o dia todo. No período da manhã aconteceram várias apresentações culturais, as quais muito bem executadas pelos alunos e regidas pelos seus professores.

Estavam presentes o Vice-Prefeito Valdecir Biasebetti, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, alunos e professores da Escola Municipal Àgua Verde e alunos e professores da Escola Municipal Maristela Tussi.