Na tarde do ultimo dia 14 de outubro de 2021, aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores “A  II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com  Deficiência de Pinhão” , cujo tema foi “ Cenário Atual e Futuro na Implantação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”.

Fizeram parte da mesa de honra:  A Sra. Solange Adronski  Chefe de Gabinete representando o prefeito municipal, a Secretária de Assistência Social Josiane Aparecida Prestes, o Presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos, a Sra. Silvana do Belém Caldas Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pinhão, o Sr. Felipe Braga Cortês Chefe do Departamento de Politicas para  Pessoa com Deficiência da secretaria de Justiça , Família e Trabalho do Estado do Paraná e o Sr. Carlos Alberto Gonçalves representando a sociedade civil e usuário da politica da pessoa com deficiência.

Após a cerimonia de abertura foi lido e aprovado o Regimento Interno da II Conferência, em seguida houveram apresentações culturais conduzidas pela associação dos surdos , e a seguir palestra sobre o tema central da conferência ministrada  pela Sra. Quelen Silveira Coden Coordenadora no Departamento de Politicas para Pessoa com Deficiência , da Secretaria  da Justiça, família e Trabalho do Paraná, após a palestra o Dr. Mauro André Krupp Procurador Municipal,  realizou um depoimento sobre a sua atual situação e o convívio com a falta de visão.

Estiveram presentes também os vereadores Jean Dellê e Aroldo Domingues.