O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), em conjunto com órgãos de monitoramento e previsão meteorológica, emitiu alerta a respeito da incursão de uma intensa massa de ar frio (de origem polar) que deverá avançar pela Região Sul do Brasil, dando origem a mais um episódio de Friagem no ano.
Está mantida a previsão de frio intenso entre os dias 28/07 e até 1° de agosto para as Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Sul da Região Norte do Brasil, com a incursão de uma nova e intensa onda de Frio.
Panorama geral:
Com as atualizações dos principais modelos numéricos de previsão do tempo de hoje (27) as temperaturas entrem em declínio acentuado no Rio Grande do Sul. Com o deslocamento da frente fria, a chuva ainda está prevista para os três estados da Região Sul.
Destaques:
 A persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -8°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C entre os dias 28 e 31/07, continua sendo o grande diferencial dessa massa de ar frio;
 Por fim, há previsão de geadas amplas, que podem chegar à forte intensidade em algumas áreas, em todo interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul e sudoeste do Paraná e, com menores chances, de forma mais pontual e de menor intensidade, entre o noroeste do Paraná e o extremo sul do Mato Grosso do Sul;
Para esta situação de baixas temperaturas que se avizinha e agrava o contexto vivenciado de pandemia decorrente da infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19), é importante que as ações socioassistenciais se direcionem ao conjunto das pessoas que estejam mais vulnerabilizadas às suas consequências.
Ao órgão gestor de assistência social local caberá realizar breve e rápido mapeamento do público mais vulnerável e das ações socioassistenciais que possam ser organizadas ou reorganizadas nesse período, visando à proteção social de sua população. É importante que estas ações sejam articuladas com a área de proteção e defesa civil local e outras políticas públicas, acionando a sociedade civil para parcerias que julgar importante.
Em meio a essa situação a Secretaria Municipal de Assistência Social Pinhão-PR, de forma articulada com Defesa civil e secretarias municipais, bem como sociedade civil, em reunião no dia 27 foram implantadas algumas ações possíveis tomando algumas medidas a fim de diminuir o impacto da nova onda de frio intenso prevista para esse fim de semana, sendo necessário a adaptação dos serviços, deslocamento profissionais, e mobilização a comunidade.
O ponto de referência para situação de frio intenso será a PROVOPAR DE PINHÃO que está localizada na R. Sete de Setembro, nº1158-1286 – Pinhão, PR, 85170-000 com fone: (42)3677-3841. Além da Defesa Civil está localizada no Bairro nossa Sra. Aparecida, R. João F da Silva, com os fones (42)3677-1558-3677-2009 disque 199.
Para além, pedimos a população geral que possuem itens de aquecimento (COBERTORES, BLUSAS, SAPATOS, MEIAS, LUVAS, GORROS, COLCHÕES) para doação, esses itens serão recebidos pela PROVOPAR e serão disponibilizados através da mesma.
Ainda pedimos a população que permaneça em suas residências no período da madrugada e nos dias de frios intensos afim de salvar e guardar a integridade física e saúde, saindo em caso de extrema necessidade.