No dia 12/04/2022, no município de São Mateus do Sul- PR, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Jocelino Vitorino Alves e o Chefe de Divisão de Turismo Cleverson Soares de Lima, fizeram representatividade do executivo no ENCONTRO DE ALINHAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO ÀS VOCAÇÕES REGIONAIS SUSTENTÁVEIS DO PARANÁ DA ERVA MATE E PINHÃO. (VRS)

Nesse encontro Giancarlo Rocco, Diretor de desenvolvimento Econômico de relações internacionais e instituições da Invest Paraná fortaleceu o objetivo de integrar produtos locais do estado a cadeias de valor, de forma sustentável, fortalecendo relações sociais, culturais e ambientais, utilizando a agência de atração e promoção de investimentos do Estado, o Programa de Apoio às vocações Regionais Sustentáveis – VRS.

O programa é baseado em metodologias similares desenvolvidas em outros países e importadas pela Invest Paraná por meio de sua rede de relacionamento com instituições internacionais. A metodologia “Value Links”, da agência de cooperação alemã GIZ, e a “ One Village, One product”, criada pelo Japão e difundida por diversas outras nações.

A prefeita Municipal de São Mateus do Sul Fernanda Sardanha agradeceu a presença de todos e a importância da agregação de valores para a Erva mate e o Pinhão, produtos nativos que merecem ser difundidos e comercializados internacionalmente. Outros prefeitos, entre eles O Prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski e o de General Carneiro Joel Ricardo Marins Ferreira ressaltaram como os negócios com a Erva mate e o Pinhão pode ajudar a economia regional.

“Quando você trabalha coletivo e dá valor ao produto direto do produtor, você evita a ação de atravessadores que pagam barato por eles e revendem por um valor mais alto”. “comenta Joel Ricardo Marins Ferreira”.

O objetivo é trabalhar cadeia de valor para Erva Mate e Pinhão, na Região Sudeste do Paraná nos municípios de: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Guarapuava, Inácio Martins, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Turvo e União da Vitória).

Além de vários usos para esses produtos na culinária, chás, ressaltou-se o estudo para fabricação de essências muito difundidas no mercado internacional. O turismo é outro viés que pode ser explorado.

Após foi encaminhado a ficha de Adesão dos municípios para a indicação de responsáveis para trabalhar os pontos focais. Cada município indicará três responsáveis para participar das reuniões e das ações de efetivação do Programa.

“ Valorizar o que é nosso. Buscar sustentabilidade, gerar emprego e renda e promover coletividade é um caminho para o desenvolvimento. Temos muito potencial em nosso município que aproveitado adequadamente pode fazer uma diferença enorme na vida de muitos produtores locais” Ressalta Jocelino, Secretário de Industria, comércio e Turismo de Pinhão.]