Na última quinta-feira, 27 de julho de 2023, representantes das áreas artísticas e culturais, juntamente com autoridades locais, estiveram reunidos na Câmara Municipal de Pinhão para participar de uma importante escuta pública sobre a Lei Paulo Gustavo. O encontro teve como objetivo discutir a implementação dessa legislação que busca fomentar a cultura e apoiar ações emergenciais, especialmente após as consequências da pandemia de Covid-19 que afetou de forma devastadora o setor cultural no Brasil nos últimos anos.A Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator falecido em decorrência da Covid-19, destina recursos significativos para o setor cultural em todo o país. No município de Pinhão, serão alocados R$ 315.369,03 por meio dessa lei. Esses recursos serão direcionados para diversas áreas culturais, incluindo o setor audiovisual e outras atividades artísticas.

Durante a reunião, o Chefe de Gabinete, Marildo Faustino, o Secretário de Educação e Cultura, João Maria Camargo, o Agente Regional de Cultura, Norbert Heinz, membros representantes do Conselho Municipal de Cultura, o Presidente do Conselho do Patrimônio, Alexandro Caldas Camargo, o Secretário de Indústria e Comércio, Jocelino Vitorino Alves, o Responsável Técnico de Planejamento, Valdir Amaral Lima, e membros da Sociedade Civil estiveram presentes. Durante a escuta pública, João Maria de Camargo, ressaltou a importância da presença de toda a comunidade cultural, enfatizando que a participação ativa dos artistas e demais segmentos culturais é essencial para garantir que os recursos sejam aplicados de maneira adequada e atendam às necessidades do setor em Pinhão.

“O objetivo é ouvir os agentes culturais envolvidos nos diversos processos do audiovisual sobre as demandas de implementação da Lei Paulo Gustavo em âmbito municipal. Uma ação de extrema importância para assegurar que os recursos destinados a Pinhão sejam acessados de maneira adequada”, destacou o Secretário de Educação e Cultura.Com o Plano de Ação já elaborado e aprovado pelo Ministério da Cultura, o município está pronto para iniciar a execução dos editais e projetos culturais que serão beneficiados pela Lei Paulo Gustavo. A expectativa é que esse investimento gere renda para os artistas locais e impulsione a economia criativa da região.

A escuta pública, que contou com a participação de artistas, produtores culturais e representantes da sociedade, foi à primeira de uma série de encontros que abordarão temas relacionados ao audiovisual e às diversas linguagens artísticas contempladas pela lei.Com a Lei Paulo Gustavo em ação, Pinhão se prepara, promover o desenvolvimento local e a valorização dos talentos da região.

📣
🖼️