No ano de 2021 o município adquiriu 3 novas áreas para preservação ambiental, sendo que a aquisição das mesmas será financiada por um recurso do Estado que remunera os municípios que mantém uma política de preservação ambiental.
A preservação dessas áreas e a intitulação como Unidades de Conservação (UC) garante o recebimento de um recurso chamado ICMS Ecológico, sendo parte deste recurso destinado à saúde e à educação, e outra parte será investida na estruturação dessas áreas de preservação.
O Parque Natural Municipal Antônio Gugelmin foi criado com o intuito de receber a população em geral, mas principalmente exercer ações de educação ambiental com os alunos no município. Os munícipes poderão desfrutar de um dia agradável no parque, levar familiares, e realizar atividades envolvendo o ecoturismo, com trilhas e informações que trarão a importância da preservação da natureza.
A Reserva Biológica Municipal Albino Gugelmin foi criada com o objetivo de preservação integral de todos os seres vivos daquele ambiente, não sendo permitida a visitação pública nesta Unidade de Conservação, apenas para fins de pesquisa científica ou em casos excepcionais de educação ambiental de acordo com o plano de manejo desta UC.
A Estação Ecológica Municipal Giuseppe Gugelmin assim como a Reserva Biológica não permite a visitação do público em geral, visto que seu objetivo é a plena preservação das características naturais do ambiente, sendo permitidas visitações apenas para fins de pesquisa científica ou de educação ambiental, também de acordo com o plano de manejo da UC.
A conservação destas áreas é de grande importância para manter preservadas as espécies de fauna e flora nativas da região, pois sem o contato com os seres humanos, os animais conseguem viver em harmonia e em um ambiente equilibrado.
Com o recurso do ICMS ecológico, essas áreas estarão cada vez mais estruturadas com capacidade de proteção das áreas de preservação integral, e com uma estrutura de qualidade para receber visitantes no Parque Municipal, que logo, poderá começar a ter a presença dos munícipes.